top of page
ERP CIGAM - Verticais de Mercado, Segmentos de Mercado-sistema integrado de gestão

Sistema Integrado de Gestão

Conheça alguns dos casos de sucesso da CIGAM e de sua rede de parceiros em todo o Brasil

A CIGAM explica para você a importância desta ferramenta empresarial e como escolher.

Conheça os módulos que compoem a solução ERP CIGAM

Please reload

Cases de sucesso

Cases de sucesso

São Paulo - SP

Projetar instalações, gerenciar obras e executar cálculos estruturais para arrojados projetos arquitetônicos são as especialidades da MHA Engenharia. Diante da necessidade de manter total controle sobre diversos projetos, em execução por várias equipes, adotou o ERP Cigam Software de Gestão.

"Buscávamos um sistema de gestão que atendesse nossa necessidade de administrar projetos simultaneamente por várias pessoas, além de integrar os ambientes financeiros, contábil e de recursos humanos da empresa", afirma Guilherme Neves, gerente de TI da MHA.

Com sede em São Paulo, a MHA atua no mercado nacional desde 1975, e conta com uma equipe especializada em projetos e gerenciamento dos mais complexos empreendimentos na construção civil. De seu portfólio, constam cerca de 1900 obras, que totalizam mais de 16 milhões de m² de área projetada em instalações elétricas, hidráulicas, climatização e cálculo estrutural. Sua atuação é voltada para os setores público e privado, nacional e internacional - em parceria com empresas dos Estados Unidos e Europa.

Porto Alegre - RS

Melhorar os controles administrativos de RH, compras, estoque, financeiro, contábil e fiscal, são alguns dos objetivos da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) com a contratação do ERP Cigam. A aquisição se concretizou após os gestores perceberem que as informações estavam muito restritas a determinados setores. “Percebemos que cada setor da CRM detinha suas informações e, muitas vezes eram conflitantes. Vimos que a mesma informação era lançada manualmente por pessoas diferentes em programas distintos, cada um atendendo a um setor, que não se comunicavam entre si. Em alguns aplicativos tinham apenas um funcionário que detinha o conhecimento necessário para tratar a informação. Hoje os dados são lançados apenas uma vez no ERP e está disponível para todos os setores da empresa”, exemplifica Telmo Blanco, coordenador de implantação.
A utilização otimizou processos e rotinas administrativas. “A implantação do ERP nos abrigou a definir melhor nossas rotinas e iniciar a documentação dos processos administrativos. Conseguimos descentralizar o gerenciamento das informações porque as obter está muito mais simples e prático”, diz Blanco. Atualmente a CRM utiliza os módulos de Planejamento Orçamentário, Gestão Financeira, Gestão de Materiais, Orçamento e Verbas, Suprimento/Compras, Gestão de Serviços, Contabilidade, Controle Patrimonial, Engenharia, Planejamento de Materiais, Custo Estrutural, Gestão de Benefícios, Faturamento e Pedidos, Escrita Fiscal, DIRF, Vendas/CRM, Contratos, Logística e Distribuição, Configurador de Produtos, Folha de Pagamento, Frequência e Acesso e módulo PPP.

CRM
A Companhia Riograndense de Mineração, empresa de economia mista controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil, é detentora de grande potencial energético sob a forma de reservas de carvão mineral no local de origem. São cerca de três bilhões de toneladas distribuídas em áreas ainda em fase de pesquisa e áreas com titulação de lavra já consignada pelo órgão regulador federal.Suas unidades mineiras em atividade estão situadas nos municípios de Minas do Leão e Candiota, com exploração a céu aberto.

São Paulo - SP

A Nonus, desenvolvedora de equipamentos para captura e leitura de dados, adquiriu nove módulos do ERP da Rede Cigam. O objetivo é integrar as diversas áreas da empresa e automatizar os processos.

Na empresa, o sistema é utilizado por cerca de 30 usuários.
“O principal benefício conquistado com a implantação do Cigam foi o cumprimento das obrigações fiscais de forma mais simples, além de integrar as áreas de Engenharia e Suprimentos, que não eram atendidas pelo sistema anterior”, conta Marco Antonio Breviglieri, gerente de Produtos da Nonus.
Segundo Breviglieri, a busca por um ERP foi feita para substituir um sistema próprio que estava sendo utilizado há 15 anos. 
“O software anterior já estava obsoleto e era de difícil manutenção. A Nonus possui áreas de Engenharia, Produção, Assistência Técnica, passando por Vendas Diretas, Vendas por Canais de Revenda e Suporte Técnico que precisavam estar integradas para melhor controle”, afirma.
Ainda de acordo com o gerente, os principais desafios do projeto foram com as áreas operacionais da empresa, que precisaram adaptar alguns processos para aproveitar melhor as rotinas que estão prontas no ERP Cigam. 
“Procuramos evitar customizações desnecessárias para reavaliar nossos procedimentos, mantendo a qualidade, o tempo e custo das operações”, conclui. 
O projeto na Nonus envolveu a implantação dos módulos Gestão Financeira, Gestão de Materiais, Faturamento, Suprimento/Compras, Vendas CRM, Gestão de Serviços, PCP – Engenharia, PCP- Controle e PCP Planejamento.
Com mais de 25 anos no mercado, a paulista Nonus nasceu como uma assistência técnica, prestando serviços em leitores de códigos de barras e cheques. Depois, ampliou sua área de atuação e passou a desenvolver e fabricar seus próprios leitores.
Atualmente, além de leitores, a empresa conta com terminais de comunicação, kits para integradores, scanners de documentos e sensores de código de barras.
A Cigam, que alcançou faturamento de R$ 45 milhões em 2013, se tornou uma S.A no final do ano passado. A medida foi adotada em boa parte para facilitar seu crescimento inorgânico nos próximos anos.

Recife - PE

ERP domina Gestão da Fábrica Pernambucana

 

Com a economia aquecida e o mercado da construção civil em expansão, a Squadras, fábrica de esquadrias de Recife (PE), implanta o ERP Cigam para atender as demandas do setor. Segundo Esdras dos Santos, diretor administrativo da Squadras, os módulos mais utilizados são o Gestão Financeira e Escrita Fiscal na área administrativa e o de Contratos e Faturamento e Pedidos pelo setor comercial. Com a aquisição do sistema de gestão a empresa prevê melhor administração. \"Com o Cigam perderemos menos tempo com a administração, com melhor controle do nosso estoque e teremos um trabalho mais dinâmico e eficiente\" destaca o diretor.
Quem apresentou a Cigam à fabrica de esquadrias foi um colaborador que já havia trabalhado com o ERP em outra empresa. \"Além de ter sido indicada por uma pessoa de confiança, a aquisição foi excelente e a implantação está ocorrendo dentro dos prazos e sem problemas\", enfatiza o diretor.

Crescimento

A perspectiva de crescimento da Squadras é de 50% em relação ao ano passado. O diretor da empresa afirma que a capacidade de produção está esgotada. \"Para continuar entregando nossos projetos no prazo já recusamos trabalho. A construção civil em Pernambuco está muito acelerada e também voltamos a exportar\", fala Santos. A Squadras tem muitos clientes em Angola, para onde além de exportar o material, envia funcionários para o acompanhamento das obras. \"Tivemos uma queda na exportação após o início da crise financeira, mas estamos numa recuperação intensa novamente\", afirma Santos.
Voltada principalmente para a construção de prédios empresariais, a fábrica de esquadrias de Recife quer crescer ainda mais com o novo sistema de gestão. \"Nosso controle era basicamente em Excel e não tivemos sucesso com outras empresas de ERP. Mas com o Cigam teremos um domínio muito maior da Squadra\", conclui o diretor.

Pará de Minas - MG

Sediado em Pará de Minas (MG), o Grupo Alterosa – que atua nas áreas de siderurgia, cogeração de energia elétrica, silvicultura, carvoejamento, agricultura e pecuária – escolheu o ERP Cigam para aprimorar e automatizar a gestão e compartilhamento de dados padronizados entre os seus vários departamentos. 
Segundo o Coordenador da integração dos sistemas de informatização do Grupo Alterosa, José Joaquim de Barros, a aquisição do ERP em 2005. “Acabamos de realizar um upgrade, em setembro de 2012, onde o banco de dados foi atualizado, um novo servidor para as aplicações foi implementado e mais licenças foram adquiridas. Os usuários saltaram de 23 para 32”, relata Barros. 
Os módulos contratados pelo Grupo Alterosa são 21: Custo Estrutural, DIRF, Planejamento Orçamentário, Gestão Financeira, Gestão de Materiais, Configurador de Produtos, Suprimentos/Compras, Contabilidade, Controle Patrimonial, Folha de Pagamento, Faturamento e Pedidos, Escrita Fiscal, Gestão Ambiental, Comércio Exterior, Logística e Distribuição, Segurança do Trabalho, Frequência e Acesso, Treinamento e Desenvolvimento, Estratégia de Preços, BI - Gestão do Resultado e Saúde Ocupacional. 
“Hoje, é impossível para o Grupo Alterosa trabalhar sem um eficiente sistema que atenda as frequentes mudanças fiscais, como é o ERP Cigam”, comenta Barros. “O atendimento da Cigam, tem sido bastante próximo e atencioso, acompanhando mudanças fiscais muito frequentes às quais o Grupo Alterosa tem tido que se adaptar rapidamente, como o Sped. Acreditamos na competência e temos observado que quanto melhor a solução fica, melhor ficam os processos na empresa”, encerra o Coordenador.

Curitiba - PR

Sistema coloca a matriz na Suécia em conexão com todas as concessionárias no Brasil

A Volvo do Brasil Veículos, montadora de caminhões, ônibus e autopeças há 24 anos no Brasil e líder nacional no setor de caminhões pesados, adotou o ERP CIGAM 8.i., desenvolvido pela Abyz Informática, software house de Novo Hamburgo, RS, para colocar em prática o seu novo modelo de gestão dos negócios que tem como objetivo integrar as operações de negócios entre as concessionárias no Brasil e a matriz na Suécia.

A Volvo já possuía um sistema global de gestão de concessionárias chamado GDS (Global Dealer System), composto de módulos para o controle de peças, serviço e vendas. Para as atividades administrativas, financeiras, fiscais e contábeis a Volvo definiu o CIGAM para o mercado brasileiro, que deverá ser usado por todas as concessionárias em conjunto com o GDS.

Para que a integração em tempo real entre os sistemas e as informações fossem transparentes aos usuários, foram desenvolvidas interfaces pelas quais as concessionárias pudessem utilizar o GDS para as áreas de negócios e o CIGAM para os processos financeiros e contábeis. "Antes do sistema CIGAM, a rede de concessionárias Volvo utilizava um sistema padrão sem comunicação on-line entre matrizes e filiais e sem consolidação de dados", conta Daniel Rugilo, Analista de Sistemas, responsável pela implantação do projeto. "O novo ERP trouxe mais agilidade aos negócios porque permitiu a padronização das operações de todas as nossas concessionárias e integrações em tempo real entre as bases de dados das concessionárias com as bases de dados corporativas (técnicas e administrativas) da Volvo", comenta. O ERP CIGAM 8i está instalado na matriz na Suécia e roda em servidores AS-400 e NT , sendo os dados armazenados em servidores AS 400 (DB2). Conectando on-line a Volvo com todas as concessionárias no Brasil. A operação dos sistemas é centralizada, visando a redução do custo operacional das concessionárias.

Um dos principais fatores que pesou na escolha do CIGAM entre diversos softwares do mercado nacional e internacional, foi o fato dele ser multiplataforma, característica única, possível graça a ferramenta com a qual ele foi desenvolvido, o MAGIC – RADD (Rapid Application Development and Deployment), o que lhe permite atuar em ambientes cliente/Servidor e Intranet/Internet e rodar em servidores IBM AS/400, Windows NT, Linux, Unix ou iSeries, além de poder acessar os vários bancos de dados do mercado, inclusive os 'codefree' como o PostgresSQL e MySQL. Outras características também foram levadas em conta, segundo Daniel Rugilo, como suportar ambientes multi-empresa e multi-filial, apresentar um bom nível de integração amigável entre os seus componentes e permitir que o fluxo de informações fosse agilizado na concessionária".

Na avaliação do analista, a implementação do CIGAM foi facilitada devido a grande agilidade na customização do CIGAM às necessidades da rede de concessionárias Volvo, cobrindo plenamente as necessidades propostas pelo projeto GDS, trazendo por conseqüência agilidade as concessionárias no controle das unidades (matrizes e filiais), nas informações de negócio e operações como fechamentos contábeis, fiscais e gerenciais.

A solução GDS-CIGAM permitiu, segundo o analista, que outros pontos importantes fossem preconizados pelo novo modelo de gestão proposto, "como a padronização dos processos econômicos e financeiros (implementação de ferramentas padrões, como, por exemplo, plano de conta comum para todas concessionárias), facilitando análises comparativas de desempenho, além de garantir a integração em tempo real entre as bases de dados das concessionárias com as bases de dados corporativas (técnicas e administrativas) da Volvo, fábrica e rede de concessionárias, que obteve um grande beneficio com a implementação do CIGAM, pois todos os processos e indicadores gerenciais foram padronizados, permitindo uma análise e comparação entre os grupos econômicos".

A Volvo do Brasil possui 68 concessionárias no País, pertencentes a 12 grupos econômicos, direcionados à comercialização de caminhões e ônibus. A previsão é de que até o final de 2004 todas essas concessionárias estejam utilizando o CIGAM juntamente com o sistema de gestão - GDS, totalizando cerca de 1.200 usuários no Brasil.

A implantação é efetuada por uma equipe conjunta da Volvo e da ABYZ, tem duração média de 3 meses (1 de treinamento e 2 de acompanhamento) para cada concessionária e o suporte aos usuários pós implementação é prestado pela ABYZ.

São Paulo - SP

A frente do seu tempo, a Korbety, fabricante nacional de aditivos de cor para termoplásticos, se destaca por seu investimento em alta tecnologia, tanto na modernização constante de sua fábrica em São Paulo como em sua plataforma tecnológica inovadora. Prova disso, foi à implementação do software de gestão empresarial (ERP) da Cigam que permitiu à companhia sensível ganhos em produtividade e preparou a empresa para a adoção de notas fiscais eletrônicas NFe e para o SPED - Sistema Público de Escrituração Digital. 

Com mais de 36 anos de atuação no mercado, a Korbety, de capital estritamente nacional, tem em seu portfólio de produtos, mais de 25 mil itens. Seu principal produto é o masterbatch, denominado por ela de “Korbacth”, um concentrado de corantes e pigmentos orgânicos e inorgânicos em forma de grãos utilizados no segmento da indústria de transformação de termoplásticos. Tais como sopro, injeção, extrusão, rotomoldagem, termoformagem e laminação. A sua segunda força são os concentrados de aditivos denominados de “Koradditivies” (deslizantes, anti “UV”, antioxidante entre outros). O seu novo produto, lançado em meados de 2010, é o “Korliquid” um “masterbatch” liquido também utilizado no mesmo segmento de transformação plástica. Todos os seus produtos são desenvolvidos e fabricados seguindo procedimentos técnicos e padrões de qualidade que atendem as legislações vigentes.

Com portfólio de componentes e produtos tão extenso, a gestão da companhia precisava ser eficaz e ágil. Nesse sentido, a Koberty escolheu o ERP da Cigam, adquirindo nove módulos e inicialmente 9 licenças; atualmente o total de licenças são 18 para 27 usuários. O projeto teve seu inicio em Janeiro de 2010 com a implantação de todos os dados necessários (cadastro de matéria primas; engenharias de subprodutos de base, de compostos e de produtos acabados; clientes, fornecedores, transportadoras, prestadores de serviço e etc.) e a capacitação dos usuários. A utilização em regime de produção iniciou em julho do mesmo ano. Portanto, da assinatura do contrato de aquisição em dezembro de 2009 e o inicio da plena utilização do ERP da Cigam se passaram apenas seis.

De acordo com Omar Longhi, Gerente de Controladoria da Korbety, a plataforma permitiu a integração de dados de diferentes áreas da companhia e preparou a empresa para a emissão de notas fiscais eletrônicas NFe e para o Sped. “Com aproximadamente 30 mil itens em condições de produção, temos que ter informações exatas e atualizadas. Ainda, passamos a emitir NFe do dia para a noite e adotamos o SPED com grande facilidade. Só conseguimos isso devido a facilidade e a transparência das informações de controle de estoque, financeiras e contábeis”, comemora Longhi.

Ao todo, estão rodando nove módulos, entre os quais estão: o de Gestão Financeira; Faturamento e Pedidos; Gestão de Materiais; Suprimentos e Compras; Gestão de Serviços; Engenharia; Planejamento de Materiais; Controle de Produção e Escrita Fiscal.

Sobre o futuro, Longhi antecipa que tem planos de prover mobilidade para as equipes de vendas e de apoio técnico e já prevê a adoção do Cigam Mobile – que permite acesso às informações corporativas em dispositivos móveis. “Sei da importância em disponibilizar mobilidade aos nossos executivos, mas tenho planos prioritários de curto prazo com a virtualização dos servidores”, afirma o Gerente.

Santa Rita do Sapucaí - MG

Localizada no Sul de Minas Gerais, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, a Cirvale, produtora de placas de circuito impresso, adotou o ERP Cigam a fim de agilizar seus processos e tomada de decisão. No mercado há 25 anos, a empresa atende a diversos segmentos, como indústria de automação, eletroeletrônica, eletromedicina, telecom e automobilística. 

As placas desenvolvidas pela empresa podem ser encontradas em televisores, automóveis, micro-ondas, máquinas de lavar roupa, jogos eletrônicos, entre outros produtos. 

Segundo Rafael de Oliveira, analista de Informática da Cirvale, o software da Cigam atende bem a todas as demandas da companhia. “O ERP Cigam trouxe agilidade e alto desempenho aos nossos processos, principalmente, na área Fiscal. Temos um grande volume de emissão de notas fiscais e o Cigam nos auxilia muito, pois com todo o processo integrado e automatizado, ganhamos tempo para atender outras demandas e ainda reduzimos os índices de erros”, explica.

O projeto na Cirvale conta com 19 módulos para cerca de 20 usuários, são eles: Orçamento e Verbas; Gestão financeira; DIRF; Vendas/CRM; Faturamento e Pedidos; Logística e Distribuição; Gestão de Materiais; Configurador de Produtos; Suprimentos/Compras; Escrita Fiscal; Contabilidade; Controle Patrimonial; Contratos; Gestão de Serviços; Custo Estrutural; Estratégia de Preços; Engenharia; Controle de Produção; e Planejamento de Materiais – MRP.


Sobre a Cirvale
A Cirvale é uma indústria brasileira que se dedica a fabricação de placa de circuito impresso profissional, especializada em circuito face simples, dupla face e multilayer (multicamadas).
A empresa atende vários segmentos do mercado como: telecom, automobilístico, automação industrial, aeroespacial, eletromedicina, entre outras. 
Há 25 anos no mercado, a Cirvale investe em máquinas de alta tecnologia, equipamentos de alta definição, tanto para agilizar o processo, quanto para obter uma melhor qualidade no produto. 

Diadema - SP

A OWA do Brasil, fabricante, importador e distribuidor de forros e revestimentos acústicos, adquiriu a solução de ERP Cigam para a gestão de seus processos. A implementação do software preparou a empresa para atender as leis fiscais e tributárias, além de permitir agilidade no acesso às informações e integração das diversas áreas. 

De acordo com Júlio César Oaks, analista contábil da OWA, o sistema anterior não atendia a área fiscal, então surgiu à necessidade de buscar um software confiável e de qualidade. “Em uma das auditorias internas da empresa, identificamos uma série de erros fiscais e valores inexatos. Tentamos ajustar o sistema, mas percebemos que era uma limitação do software que utilizávamos, a partir disso, iniciamos uma busca por um ERP que acabasse com esse problema. A Cigam se destacou pela confiabilidade do sistema e credibilidade, esses fatores foram determinantes para concluirmos a aquisição do software.”, finaliza Oaks.

Para Oaks, outro fator que fez a Cigam ganhar destaque foi a agilidade do sistema para concluir um projeto acordado. “A implementação do projeto durou entre 3 e 4 meses, nesse curto período percebemos o ganho que tivemos na qualidade fiscal. Comparando o ERP Cigam ao sistema anterior, podemos dizer que não temos mais preocupações. O conteúdo de informação é excelente e de fácil acesso, qualquer informação que precisamos nós temos de forma rápida e concisa, o banco de dados trabalha muito bem”, conclui. 

Nos planos futuros, a companhia prevê a contratação de novos módulos do ERP Cigam, um deles é o módulo de Folha de Pagamento.

No total, a OWA do Brasil adquiriu 12 módulos: Gestão Financeira; Gestão de Materiais; Faturamento/Pedidos; Vendas/ CRM; Configurados de Produto; Suprimentos/Compras; Escrita Fiscal; Contabilidade; Controle Patrimonial; Engenharia; Planejamento de Materiais; Controle de Produção.

Jaborandi - BA

Produtora de laticínio esta satisfeita com ERP Cigam


A Leite Verde S/A, produtora do leite UHT integral marca Leitíssimo é nova parceira da Cigam.

 

Localizada em Jaborandi, interior da Bahia, a fazenda Leitíssimo, que produz cerca de 35 mil litros ao ano por hectare do leite que leva o mesmo nome, sentiu a necessidade de um sistema de gestão mais completo e encontrou na internet a Cigam com sua unidade em Brasília,que apresentou o melhor custo benefício.

 

“Pesquisamos bastante, conhecemos outras empresas, mas a Cigam mostrou o melhor produto, capaz de atender a todas as nossas necessidades”, afirma Fábio Ribeiro, Controller da Leite de Verde S/A.


As empresas têm em comum a preocupação com o ambiente. O projeto Cigam Eco planta dez árvores a cada novo cliente. Já a fazenda Leitíssimo, tem várias iniciativas paralelas, como não usar pesticidas e antibióticos, produzindo assim, leite mais puro.

 

A fazenda garante, também, casa e escola para os funcionários e suas famílias.


O sistema ERP Cigam está funcionando desde o início do ano e já conquistou o cliente. “O produto da Cigam é completo e integrado, utilizamos desde o módulo de produção até o de Recursos Humanos. Constatamos que já temos controle maior de toda a empresa e isso é fundamental para nosso crescimento”, acrescenta Fábio.

São Paulo-SP

A Eurostar, empresa especializada em produtos gráficos e comunicação visual, implementou 17 módulos do ERP da Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, BPM, RH, Mobile e BI), e conquistou integração dos seus departamentos, melhorias no controle e administração dos processos e rapidez nas tarefas para atender as obrigações legais. O projeto envolveu a aquisição de licenças para 47 usuários. 

Para o gerente de TI da Eurostar, Fabio Rogerio Barros, a solução da Cigam traz mais competitividade às empresas, pois permite a padronização dos processos, reduzindo o tempo de das etapas e, por consequência, redução significativa dos custos da produção. “Na medida em que fomos implantando os módulos do ERP Cigam percebemos que vários processos internos deveriam ser padronizados para que facilitasse o controle dos mesmos pelo ERP. Com um retorno assertivo e eficaz da solução, a empresa melhorou sua competitividade no mercado, pois o controle dos processos traz uma redução significativa no custo da produção, que pode ser repassado ao cliente final, gerando melhores resultados”, explica.

Entre outros benefícios trazidos pelo ERP Cigam, Barros destaca: facilidade e agilidade para atender as obrigações legais, integração dos departamentos, melhorias na administração dos processos, maior controle das áreas de produção, logística e distribuição.

De acordo com o gerente, a escolha pelo ERP Cigam foi motivada pela parte técnica e por ser uma solução com tecnologia de desenvolvimento inovadora. “A solução da Cigam é inovadora diante de outros players do mercado, que ainda carregam heranças de soluções antigas e métodos de desenvolvimento conservadores. Outro ponto que motivou a escolha foi o tempo de implantação da ferramenta que, mesmo com mudanças internas imprescindíveis, não houve parada na produção, pois outra qualidade da solução é a sua flexibilidade. O Cigam não “engessa” a empresa, como é de costume ocorrer na adoção de um software de gestão”, ressalta. 
O projeto na Eurostar contou com a implementação dos módulos: gestão financeira; faturamento e pedidos; logística e distribuição (expedição); gestão de materiais; suprimentos/compras; contratos; engenharia; planejamento de materiais; controle de produção; manutenção industrial; escrita fiscal; vendas/CRM; estratégia de preços; workflow; gestão de lojas – ECF/crediário; pedidos web; configurador de produtos.

Cuiabá - MT

Fundada há 19 anos em Cuiabá (MT), a Eletro Fios é uma fornecedora de material elétrico que recentemente ampliou a oferta para produtos hidráulicos. Tradicional varejista que atende empresas e consumidores domésticos de todo o Estado do Mato Grosso, a empresa se ressentia da falta de informações mais detalhadas para a gestão dos resultados. Isso motivou a busca por uma tecnologia que possibilitasse analisar de forma mais específica as vendas, o perfil dos profissionais, fornecedores e clientes e que fornecesse uma visão integrada do desempenho da empresa para tornar a tomada de decisão mais rápida. Depois de analisar mais de 20 ferramentas de mercado, a Eletro Fios identificou no ERP Cigam a solução ideal para esta demanda.

“Usávamos um software que nos atendia em tarefas elementares. Com a implementação do ERP Cigam, conseguimos automatizar mais rotinas da retaguarda da empresa, por exemplo, no departamento Financeiro e Logística, além de alcançar um nível de precisão e detalhamento de informações estratégicas que não possuíamos antes, como poder interpretar os dados de uma venda específica no resultado de todo um mês”, conta o diretor Comercial da Eletro Fios, Tiago Zompero Pazini. 

A migração transcorreu sem conflitos entre os dados trazidos da antiga ferramenta para o ERP Cigam. “A equipe da Cigam esteve muito próxima, atenta às necessidades dos usuários. As customizações foram atendidas de forma muito rápida, em até quatro dias. A pequena resistência cultural foi rapidamente superada, ao longo do treinamento”, conta Pazini. 

A atualização tecnológica trouxe benefícios diretos em um curto período para o negócio da Eletro Fios. “Em apenas quatro meses, já identificamos ganhos: mais agilidade para interpretar a preferência dos consumidores, nos abastecer com os produtos desejados e oferecer preços e condições adequadas para atendê-los e fidelizá-los”, finaliza o executivo.

A aquisição da solução de ERP Cigam aconteceu por meio da unidade CIGAM CLM, em junho de 2011. Foram adquiridos 11 módulos: Gestão Financeira, Vendas/CRM, Configurador de Produtos, Gestão de Materiais, Faturamento e Pedidos, Suprimentos/Compras, Escrita Fiscal, Estratégia de Preços, Gestão de Lojas, Planejamento de Materiais e Gestão de Resultado. Inicialmente, eram 20 licenças. Hoje, já são 30 em uso. E para acompanhar o crescimento da empresa, a Eletro Fios pretende adquirir outras funcionalidades do ERP Cigam - RH, BI - Indicadores e Mobile - e saltar para 50 usuários no início de 2013. 

Sobre a Eletro Fios

A Eletro Fios é uma empresa especializada em Materiais Elétricos e Hidraúlicos inaugurada em 1993. em Cuiabá, Mato Grosso. O foco no cliente esta presente desde o início das atividades, como produtos de alto padrão de qualidade, visando sempre o atendimento das necessidades e interesses dos consumidores. Estes aspectos fazem da Eletro Fios uma das melhores empresas do segmento em Mato Grosso, reconhecida pelos consumidores como a empresa mais lembrada no Segmento de Materiais Elétricos do Estado de Mato Grosso pelo quarto ano consecutivo no Prêmio Top of Mind 

Passo Fundo - RS

A Indústria de equipamentos eletrônicos Agral, sediada em Passo Fundo realizou a implantação do ERP Cigam para alocação de dados da empresa, conquistando assim a otimização do processo de tomada de decisões: “A maior vantagem é a padronização e sua transparência. Anteriormente, todos os processos da Agral eram realizados de forma autônoma e pessoal, o que tornava necessário o envio de relatórios por e-mail, ligações e a visita até os outros departamentos da empresa a fim de obter as informações pertinentes ao que se estava analisando”, exemplifica Henrique Langa, Gerente Administrativo da Agral. O gestor destaca, ainda, o diferencial de software que une desde o processo de fabricação até o pós-venda.
A aquisição conta com os módulos: Gestão Financeira, Vendas/CRM, Faturamento e Pedidos, Gestão de Materiais, Suprimentos/Compras, Escrita Fiscal, Engenharia, Planejamento de Materiais, Controle de Produção, Configurador de Produtos e Gestão de Serviços.

Destaque Fiscal e de Planejamento e Controle de Produção Com a obrigatoriedade legal do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), a Agral decidiu facilitar a criação do arquivo de forma correta e rápida. Após toda a checagem dos requisitos que se referem ao fisco das operações, foi possível a geração do arquivo nos padrões da Receita Federal e a consequente validação do mesmo no software governamental. “Agora é possível uma melhor análise de toda a carga tributária incidente operações da empresa, proporcionando um ajuste fino no gerenciamento tributário da Agral e auxiliando na elisão fiscal, com adequações que a direção julgar pertinente para o melhor desempenho da empresa”, define Langa.
Já o Planejamento e Controle de Produção, possibilita o melhor planejamento de matérias primas. Por ter vários componentes importados nos seus produtos, a Agral sofre com a burocracia e lentidão no processo de importação de alguns itens, o que afeta diretamente o desempenho da produção da empresa. A solução para essa demora excessiva foi a realização da engenharia dos produtos, tornando possível a antecipação qualquer demanda por determinado componente (importado ou não) com o intuito de prever sua falta e fazer com a produção fique sempre operando, tendo suas necessidades de insumos atendidas e nos prazos requeridos. Ao saber da possível falta de determinado insumo, o departamento de comércio exterior pode iniciar todo o trâmite para realizar as importações necessárias e com as datas devidamente planejadas.

Agral
A Agral iniciou suas atividades em 2004, em Passo Fundo e tem como sócios Leandro Bonfante e Juliano Lima. A empresa desenvolve pesquisas de equipamentos eletrônicos, que aumentem a qualidade, a produtividade e rendimento dos implementos agrícolas e diminuem os esforços humanos. Desde sua fundação preza pela qualidade de seus produtos, que passam por uma rigorosa seleção, com a equipe de profissionais, que buscam constantemente a sua melhoria e desenvolvimento de novos equipamentos nas áreas agrícola, automotiva e industrial. A empresa conta com 21 colaboradores Os produtos Agral são desenvolvidos com o conceito da agricultura de precisão, cujo objetivo consiste em aumentar a qualidade e eficiência dos equipamentos agrícolas. A agricultura de precisão não consiste simplesmente na habilidade em aplicar tratamentos que variam de local para local, mas também na habilidade em monitorar e acessar a atividade agrícola. Evitando desperdícios de insumos, produtos, área de cultivo e maquinários.

Tamboré - SP

Sediada em São Paulo (SP), a Modefer – indústria metalúrgica de linha pesada,– escolheu o ERP Cigam para integrar todos os seus processos de gestão e compartilhamento de dados entre os departamentos da empresa. Atuante no Brasil e alguns países do Mercosul, a companhia está em fase de expansão e decidiu buscar um ERP que atendesse a demanda atual da empresa.

Segundo o Gerente da Modefer, Rosilvaldo Vicente Ribeiro, a aquisição do ERP se deu pela necessidade de integração das informações dentro da empresa. “Tínhamos um software que não era integrado e por consequência não atendia nossa demanda, procuramos em algumas empresas do mercado uma solução que integrasse todos os processos da empresa, então conhecemos a Cigam. A agilidade das informações e o controle ofertados pela solução, nos fez adquirir o ERP. Além disso, o atendimento da equipe Cigam foi excelente”, finaliza Ribeiro. 

A Modefer adquiriu 11 módulos: Gestão Financeira; Vendas/CRM; Faturamento e Pedidos; Gestão de Materiais; Suprimentos/Compras; Escrita Fiscal; Gestão de Serviços; Engenharia; Planejamento de Materiais; Controle de Produção; Workflow. 

Luanda - Angola

Formado pelo Centro Cardiovascular CentroVita e a rede educacional de graduação e pós-graduação Aliança, o grupo angolano adotou os módulos Gestão de Serviços, Gestão Financeira, Estoque, Gestão Fiscal e Contábil e Gestão de Contratos, além de módulos específicos para operação e gerenciamento das áreas clínica e educacional.

 

O projeto foi iniciado pelo Centro Cardiovascular. A implantação está em andamento, mas os benefícios já começam a ser sentidos. De acordo com Alexandre Lôbo, diretor Técnico do CentroVita, o principal ganho será a integração da gestão de operações e locais distintos em um único sistema, já que o Centro Cardiovascular fica na província de Luanda e a Aliança na de Lobito.

 

“Antes, usávamos um pequeno ERP local para administração do Centro Cardiovascular CentroVita, ao qual estudamos anexar dois outros sistemas: um para gestão de laboratórios e outro para gestão da clínica. Porém, percebemos que isso geraria muita complexidade e decidimos ir a mercado buscar uma solução completa. Foi quando encontramos o Cigam, que nos permite integrar a gestão de todas as nossas áreas em uma mesma base, o que traz confiabilidade aos dados gerados e agilidade às nossas operações”, ressalta Lobo.

 

Integrado à versão móvel, o Cigam também trouxe este benefício ao grupo angolano. “Com isso, podemos acessar o ERP de qualquer lugar, a qualquer hora, e mesmo à distância analisar relatórios, números, indicadores, fazer a gestão do Grupo e tomar decisões assertivas”, acrescenta o diretor.

 

Além disso, Lobo destaca que centralizar a gestão das empresas do grupo traz ganhos operacionais, já que permite capacitar os times de usuários e de TI para operação do sistema apenas uma vez. Com isso, a curva de aprendizado da equipe é mais rápida, segundo o gestor.  

 

Tanto que a implantação do ERP Cigam deve ocorrer paralelamente no Centro Cardiovascular CentroVita, onde já vem sendo realizada em conjunto pela Cigam e a equipe de TI do cliente, quanto na instituição de graduação e pós-graduação Aliança, na qual o projeto iniciará em alguns meses.

 

“Nossa ideia é, com o know how adquirido na implantação realizada no CentroVita, iniciar o projeto na Aliança, conduzindo ambas conjuntamente”, comenta Lobo.

Brasília - DF

A Carplac, líder no segmento de comunicação visual em Brasília, adquiriu a solução de ERP Cigam para a gestão de seus processos. Presente no mercado há 33 anos é especializada em acrílicos, placas de sinalização e processador Premium de Corian, a empresa utilizava um sistema próprio para o controle de suas atividades. No entanto, devido às exigências da SEFAZ para emissão de notas fiscais, foi necessária a aquisição de um sistema que atendesse às novas necessidades da Carplac. Atualmente, 16 usuários utilizam a ferramenta da Cigam. 
De acordo com Sandra Lucas, gerente de planejamento da Carplac, a escolha da Cigam para fornecimento da solução de Gestão Empresarial foi simples. “Buscamos algumas empresas no mercado, mas só a Cigam atendia todas as nossas necessidades na parte de produção. Esperamos ganhar mais tempo evitando retrabalho, uma vez que o sistema é totalmente integrado.”, comenta Sandra.
No total, foram adquiridos 10 módulos: Gestão Financeira; Gestão de Materiais; Faturamento/Pedidos; Configurador de Produtos; Vendas/ CRM; Escrita Fiscal; Suprimentos/Compras; Contabilidade; Gestão de Serviços e BI – Gestão do Resultado.

Sapiranga - RS

A Cooperhab – Cooperativa Habitacional 12 de Fevereiro, localizada no Rio Grande do Sul, investiu R$ 60 mil no ERP Cigam para gerenciamento dos seus processos. A solução trouxe agilidade às rotinas administrativas, aumento da produtividade da equipe e permitiu customizações para atender de forma singular o negócio da companhia.

Para o coordenador da Cooperhab, Clausemir Fredrich, a solução da Cigam se destaca por permitir customizações. “Entre os sistemas que analisamos, o ERP da Cigam foi o único que se adequou totalmente a nossa realidade e que permitiu as alterações que necessitávamos para melhor atender as demandas da cooperativa”, afirma.

Segundo Fledrich, o ERP Cigam trouxe muitos benefícios, principalmente, para a área Financeira da cooperativa. “Por sermos uma cooperativa a prestação de contas é ainda mais exigente, precisamos mostrar onde cada centavo foi gasto e apresentar todas as notas fiscais das despesas. Antes do ERP, demandávamos muito tempo nesse processo, pois era realizado de forma manual por três pessoas da equipe. Atualmente, todo esse processo está automatizado e é conduzido por apenas um colaborador. O Cigam trouxe agilidade à rotina da empresa, pois seu sistema permite criar e organizar uma rotina de trabalho”, explica.

A implementação da ferramenta, composta por oito módulos, foi conduzida pela equipe da unidade Cigam Coorporativa, que buscou amenizar os impactos da mudança de cultura na empresa com a chegada do novo software. “Essa parceria com a Cigam e a experiência com o seu ERP está sendo muito satisfatória, temos planos para ampliação do projeto para uma filial”, ressalta Fledrich.

Os módulos implantados na Cooperhab são: Gestão Financeira, Vendas/CRM, Gestão de Materiais, Suprimentos/Compras, Escrita Fiscal, Contratos, Faturamento e Pedidos, Contabilidade.

Três Lagoas - MS

Atuante no segmento automotivo, a Gurgel, especializada em veículos para o trabalho, adotou o ERP Cigam para gerenciamento e integração das áreas da empresa. Com a solução, a companhia conquistou o controle dos processos, produtividade e melhor interação entre os colaboradores. 

De acordo com Paulo Medeiros, Diretor de Operações da Gurgel, a empresa utilizava uma solução que não era integrada. “Com a demanda do setor produtivo, sentimos a necessidade de implementar uma ferramenta integrada, que conseguisse fazer a gestão da empresa de forma centralizada. Optamos pelo ERP da Cigam por atender todas as nossas necessidades, entre os benefícios conquistados, destacamos a produtividade e melhor interação entre os 23 usuários”, afirma.

O projeto na Gurgel Motores envolveu a implantação dos módulos: orçamento e verbas; gestão financeira; DIRF; vendas/CRM; faturamento e pedidos; logística e distribuição (expedição); gestão de materiais; suprimentos/compras; escrita fiscal; contabilidade; controle patrimonial; contratos; gestão de serviços; custo estrutural; estratégia de preços; engenharia; planejamento de materiais; controle de produção; workflow; folha de pagamento; gestão de benefícios; jurídico; frequência e acesso; configurador de produtos; BI - gestão do resultado.

Recife - PE

Atuante desde 1957, a Fri-Sabor, tradicional produtora e fornecedora de sorvetes em Pernambuco, adotou a solução de ERP (Enterprise Resources Planning) da Cigam a fim de gerenciar a produção da indústria de sorvetes e distribuição nas 14 lojas do grupo. O projeto da companhia, que comercializa seus produtos no Varejo e Atacado, envolveu a implementação de 18 módulos e 20 licenças para usuários. 

Antes da solução da Cigam, a empresa possuía apenas um sistema para controle das vendas nas lojas, a unidade fabril não tinha nenhum ERP completo. “Após a compra da Fri-Sabor pelo grupo Grupo Petribú e a construção da nova fábrica - aumentando a capacidade de produção para 200 mil litros de sorvete mês - decidimos centralizar a gestão das unidades na matriz da empresa e adotar um software com recursos mais modernos, que permitisse controle e fácil acesso às informações.”, explica Paulo Fernando de Araujo, gerente de Controladoria da Fri-Sabor. 

De acordo com o executivo, erros cometidos com ferramentas anteriores contaram de forma positiva para a implementação do ERP Cigam na companhia. “A experiência e erros com sistemas anteriores contribuem para o aprendizado na hora de planejar e adquirir um novo software de gestão. Conseguimos passar as nossas necessidades para a equipe da Cigam, permitindo que utilizássemos da melhor forma todos os recursos que a ferramenta disponibiliza, facilitando o acesso às informações e as atividades de todos os departamentos da empresa”, afirma. 

O projeto na Fri-Sabor contou com os seguintes módulos do ERP Cigam: Orçamento e Verbas; Gestão Financeira; DIRF; Vendas/CRM; Faturamento e Pedidos; Logística e Distribuição (Expedição); Gestão de Materiais; Suprimentos/Compras; Escrita Fiscal; Contabilidade; Controle Patrimonial; Engenharia; Planejamento de Materiais; Controle de Produção; Folha de Pagamento; Frequência e Acesso e Pedidos Web.

Porto Alegre - RS

A Dado Bier, rede de restaurantes e primeira microcervejaria do Brasil, adquiriu a solução de ERP Cigam para a gestão de seus processos. A busca pelo software se deu após o planejamento estratégico realizado na empresa, parte dessa estratégia foi investir na gestão empresarial. Atualmente, 15 usuários utilizam a ferramenta da Cigam.

De acordo com Daniel Santoro, sócio-diretor da Dado Bier, alguns pontos importantes foram estabelecidos na escolha do ERP. “Especificidades no controle de estoques e homologações para efeitos fiscais, confiabilidade do sistema, custo de implementação e credibilidade do fornecedor, foram fatores analisados com critério para concluirmos a aquisição do software. Com o ERP Cigam, adquirimos base única de dados, evitando retrabalhos; fácil acesso às informações, auxiliando na tomada de decisão e facilidade na coleta de dados para auditorias internas e externas”, finaliza Santoro.

Para Santoro, a Cigam ganhou destaque pela confiabilidade que o sistema oferecia. “Trata-se de um software robusto, que apresenta poucas inconsistências e gera confiança aos gestores e operadores”, conclui. Nos planos futuros, a companhia prevê a abertura de novas unidades, inclusive, em outros estados e a contratação de novos módulos do ERP Cigam.

No total, a Dado Bier adquiriu 16 módulos: Gestão Financeira; Gestão de Materiais; Faturamento/Pedidos; Suprimentos/Compras; Escrita Fiscal; Contabilidade; Controle Patrimonial; DIRF; Orçamentos e Verbas; Custo Estrutural; Estratégia de Preços; Engenharia; Planejamento de Materiais; Controle de Produção; Workflow e BI – Gestão do Resultado.

São Paulo - SP

A JR Solutions, empresa especializada em automação industrial e drives com sede em São Paulo (SP), integrou seus sistemas para gerência de seus negócios com o ERP da Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI). Com isso, a companhia automatizou seus processos, ganhando agilidade e sinergia entre suas diversas áreas.

A companhia, que atua há mais de 10 anos no mercado, adotou os módulos Gestão Financeira, Gestão de Materiais, Faturamento, Suprimentos e Compras, Escrita Fiscal, Vendas CRM e Gestão de Serviços. Segundo o responsável pelo setor de Vendas & Engenharia de Aplicações da JR Solutions, Esdras Lopes Cardoso, a companhia tinha dificuldades com o seu sistema anterior, que não emitia Notas Fiscais atendendo as classificações de serviços da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

“Corríamos o risco de cadastrar os dados com o NCM incorreto, podendo criar orçamentos com as tributações zeradas para os clientes, sem nem ao menos notarmos. Com o ERP da Cigam, todos os módulos que garantem essa conformidade são integrados e a navegação por camadas facilita durante o cadastramento ou pesquisa de algum produto, item ou empresa”, afirma Cardoso.

Ainda segundo Cardoso, a ferramenta da Cigam, dentre as disponíveis no mercado, se apresentou como o que melhor atendia as demandas e ao fluxo intenso de trabalho da companhia, tendo o melhor custo benefício.

A empresa desenvolve soluções para Análise de Rede Profibus, Assistência Técnica, Engenharia de Projetos, Hardware de Automação, Painéis Elétricos, Redes Industriais, além de Reparos e Restauração de IHM.

De acordo com Amanda Rodrigues, usuária da solução que trabalha no Departamento de Vendas da companhia, o principal desafio ainda está sendo a ambientação com o produto, mas a equipe da Cigam está sempre disponível para auxílio.

“É normal este período de adaptação à nova plataforma. Mas já podemos notar que é um sistema inteligente e integrado. Os filtros de pesquisas podem ser realizados por qualquer campo, o que facilita e economiza o tempo de procura por dados necessários”, avalia Amanda.

Porto Alegre - RS, Rio de Janeiro - RJ, Manaus - AM

O Grupo Cortel, líder do segmento de cemitérios e crematórios do País e entre os 5 principais players do setor na América Latina, acaba de contratar o sistema da Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI). Para atender ao nicho muito específico de atuação do cliente, a Cigam inovou sua ferramenta e está desenvolvendo funcionalidades exclusivamente para as demandas da Cortel. 

Com mais de 50 anos de mercado e 470 funcionários distribuídos em 8 empreendimentos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas, o Grupo Cortel precisava de um software de gestão integrado com BackOffice e Front Office, porém as soluções de mercado não atendiam a suas necessidades específicas. Especialmente no que se refere a melhorias na Controladoria e Business Inteligence, explica o CIO da empresa, Jean Xavier.

"Este projeto é um dos pilares para garantir a continuidade do sucesso da nova estratégia de tecnologia adotada pelo Grupo Cortel desde 2014. Em uma ação tão importante quanta esta, tivemos um longo processo começando com um RFI, passando por uma RFP e Prova de Conceito, onde todas as áreas puderam participar, avaliar e decidir de maneira conjunta", afirma Xavier. 

Segundo o gerente de Projetos da Rede Cigam, Vagner Luis da Silva, dentro das alterações criadas estão agregadas as funcionalidades "Atendimento Imediato" (quando a família/pessoa enlutada faz contato com algum dos empreendimentos da Cortel para contratar serviços e encaminhar o sepultamento ou cremação de forma imediata) e "Venda previdenciária" (quando a família/pessoa faz contato com a Cortel para aquisição de serviços de forma antecipada, programando-se para eventos futuros). 

AS NOVAS FUNCIONALIDADES CRIADAS PELA CIGAM
As novas funcionalidades ainda auxiliam no Gerenciamento Financeiro, CRM de Vendas, CRM de Cobrança e na Administração de Contratos. Além disso, realiza o gerenciamento de Alocação de Pessoas e Recursos dos empreendimentos que gera automaticamente Ordens de Serviços e faz o controle de locação de salas/capelas, recursos materiais para as salas/capelas, equipe de serviços para preparação das salas/capelas para os atendimentos imediatos e para o acolhimento das famílias.

"Os diferenciais destas funcionalidades certamente estarão concentrados nas novas interfaces, as quais devem promover mais agilidade de processo, telas amigáveis para os usuários e simplicidade na utilização, sem deixar de atender à segurança e integridade dos dados e processos internos da empresa", destaca Silva.

Para o CIO do Grupo Cortel, baseado nos resultados de avalição durante o processo de RFP, a facilidade de uso do ERP CIGAM, com uma interface simples e amigável, tradição no mercado, uma carteira vasta de clientes e com um alto nível de retenção, no que diz respeito ao BackOffice, além do comprometimento CIGAM em construir uma solução de Front Office para o segmento, foram fatores decisivos para a tomada de decisão. "Agora temos um grande desafio pela frente, garantindo que todas as etapas em tempo de projeto sejam bem-sucedidas.", afirma Xavier. O Projeto conta com uma equipe de 50 profissionais envolvidos, seguindo as melhores práticas de gestão de projetos e devidamente amparados pelo PMO do Grupo. 

O projeto segue em andamento, com fases de desenvolvimento e implantação previstas até novembro de 2016. 

São Paulo - SP

A DKS Barras Anti Pânico adotou o ERP da Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI), para ajudar no projeto de expansão da companhia e aumentar a produtividade de suas operações. 

Fundada em 2007, a DKS atua na produção de barras anti pânico, sendo a única empresa do mercado certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para a confecção de barras anti pânico (NBR-11785). Contando com cerca de 120 funcionários, a DKS também produz fechaduras, portas corta-fogo e molas aéreas.

Os módulos contratados pela companhia foram: Gestão Financeira; Gestão de Materiais; Configurador; Faturamento; Suprimentos & Compras; Escrita Fiscal; Gestão Fiscal Municipal; Vendas & CRM; Logística e Distribuição; Gestão de Serviços; Estratégia de Preços; Gestão de Resultados; BI-CIGAM; Engenharia; Planejamento; Controle da Produção; Workflow; Gestão de Benefícios; Frequência e Ponto.

Segundo o diretor de Projetos e Tecnologia, Fabio Oliveira, a empresa vivia um cenário de eminentes gargalos nos controles, produção, limitação operacional e gerencial, que estavam atrapalhando o desempenho da DKS. Com o ERP Cigam, a empresa quer otimizar seus processos internos visando a expansão de seus negócios.

“Estamos com grandes expectativas. Escolhemos a Cigam por ser uma empresa referência no mercado de softwares de gestão e que, além de desenvolver uma ferramenta que tem como foco o aumento de produtividade, possui um dashboard amigável e que será um grande parceiro para o controle de nosso fluxo de caixa”, afirma Oliveira

Rede Volvo adota novos módulos do ERP da Cigam

Curitiba - PR

A rede de concessionárias Volvo Caminhões ligadas à Abravo (Associação Brasileira dos Distribuidores Volvo) adotou nove novos módulos do ERP Cigam. As revendas, que já utilizavam a ferramenta da provedora, também atualizaram a base de sistema para a versão mais recente.

 

As ferramentas adquiridos incluem Business Inteligence (BI), Gestão de Resultados, Gestão Fiscal Municipal, CRM, Recebimento e Pré-Nota, XPI (para integração, monitoramento e automatização de processos de negócio), Controle de Alçadas e Soluções Mobile.

 

O software ganhou, ainda, integração com tecnologias usadas pelas concessionárias internacionais da marca e à solução de gestão que roda na matriz da montadora na Suécia.

Hoje, a rede de concessionárias Volvo utiliza o Cigam hospedado em servidores na Europa. O novo projeto prevê também a transferência das instalações das máquinas para o Brasil.

A mudança no ambiente de infraestrutura é classificada como "delicada". Porém, a expectativa é que o movimento gere um conjunto de benefícios em gestão, performance, agilidade, e autonomia para as demandas do cliente.

São Paulo - SP

Às voltas constantemente com problemas com software de gestão criado internamente – que apresentava diversos erros, incluindo limitação na questão de relatórios e uma base de dados obsoleta – foi a motivação que fez a Mondialle – fabricante de banheiras de hidromassagem em fibra e acrílico – decidir por adquirir um software de gestão empresarial para aprimorar e tornar mais ágil o processo de tomada de decisões.

Após muita pesquisa no mercado, a empresa optou pela ferramenta da Rede Cigam. O objetivo foi também tornar as operações mais eficientes e eficazes, demandando menos tempo e trabalho nas rotinas operacionais, e aumentar a produtividade da Mondialle, que faturou R$ 32 milhões no ano passado.

 

O gerente de suprimentos da companhia, Danilo Martim Melloni, explica que o processo anterior, com software caseiro, além de lento vivia apresentando problemas.

“Foi após o sistema antigo apresentar um rompimento na base de dados, onde informações de dois meses foram perdidas, que assinamos o contrato com a Cigam. Outro ponto é que não possuíamos condições de controlar o Bloco K, visto que nosso grupo conta com atualmente oito empresas, e precisávamos de uma solução melhor, mais eficaz", explica.

Segundo Melloni, a solução foi a que mais se encaixou para atender as demandas da empresa. Ele explica que foram adquiridos pela Mondialle 13 módulos do sistema: gestão financeira, gestão de materiais, configurador, faturamento, suprimentos e compras, escrita fiscal, gestão fiscal municipal, vendas e CRM, gestão de serviços, PCP-engenharia, PCP-planejamento, PCP-controle e workflow, para serem utilizados por 25 usuários.

“O controle dos dados na ferramenta nos permite realizar as operações de forma eficaz e rápida. Além disso, a enorme variedade de possíveis relatórios e a possibilidade de criarmos e configurá-los da forma como quisermos, também nos chamou atenção", acrescenta Melloni.

(...) Fatores como investimento e custo-benefício também foram analisadas. “Não queríamos investir numa solução próxima ao que tínhamos. Estávamos buscando algo robusto e para um longo período, afinal o investimento não é baixo e errar na escolha pode ser desastroso para qualquer empresa, tanto financeiramente como operacionalmente, uma vez que mudança de software de ERP demanda muito tempo e trabalho da equipe de colaboradores envolvidos no projeto”, conclui Melloni.

Para o futuro, a empresa deseja implantar novos módulos que serão adquiridos para a busca de mais eficiência em outras rotinas não atendidas, como a área de pedidos web, por exemplo. 

A indústria, especializada na fabricação de banheiras de hidromassagem, peças industriais de fibra de vidro e aquecedores solares de água, conta com 170 funcionários entre todas empresas do grupo.

São Paulo - SP

A Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI), avança no setor de cosméticos. Só este ano, a companhia conquistou três novos clientes do segmento: as indústrias Pet Passion, Lowell e Aroma do Campo/IMS, interessadas em melhorar gargalos típicos do nicho como a gestão industrial, processos de melhoria contínua, dificuldade de controle da engenharia de produção, rastreabilidade dos produtos, redução de custos nos seus processos produtivos, formação de preços e principalmente atendimento à Resolução RDC 48/2013, da Anvisa, que obriga as indústrias a uma série de novos controles.
 
“Hoje, o setor tem cerca de 2700 indústrias que estão em processo de regulamentação em função da resolução, e o ERP da Cigam atende perfeitamente a todas as normas técnicas e 100% das demandas, auxiliando as empresas a ficarem em conformidade com as obrigatoriedades da agência reguladora”, avalia Edison Nakayama, consultor de projetos cosméticos e novos negócios, atuando a mais de 30 anos no mercado e também diretor da ABC-Associação Brasileira de Cosmetologia.
 
Com o sistema ERP da Cigam, os fabricantes do segmento têm completa rastreabilidade de todos os insumos e seus lotes, podendo identificar tudo que foi comprado, utilizado na produção, estoque atual e tudo o que foi vendido. Contando ainda com todo o processo produtivo, garantia de qualidade nos processos e produtos e rastreabilidade total. Hoje muitas indústrias de pequeno e médio porte não possuem um sistema ERP por acharem que tem um custo de aquisição e implantação muito alta, mas o mercado possui sistemas onde o custo x benefício vale muito à pena, e os ganhos são imensuráveis. Nakayama salienta isso como um ganho sem precedentes.
 
“A área de cosméticos sempre teve, em média, um crescimento na casa dos dois dígitos. Nos últimos anos, em função da crise econômica e da alta do dólar, teve uma retração, mas ainda manteve sua expansão.
 
Hoje, mais de 70% das empresas do setor não utilizam sistemas de gestão de negócios e realizam seus controles por meio de planilhas e tabelas, que geram materiais repetidos, informações paralelas, causando retrabalhos, dificultando o monitoramento e reduzindo a eficiência na gestão”, comenta o consultor.
 
Ainda segundo o especialista, o segmento de cosméticos, principalmente as pequenas e médias empresas, sempre tiveram grandes dificuldades para controlar sua engenharia de produção. Um gargalo que o ERP Cigam resolve, entregando recursos para rastreabilidade de insumos, controle de operações e documentos, entre outros que garantem a padronização e centralização da gestão em uma única plataforma, melhorando os processos e aumentando a produtividade.
 
Outro ponto que Nakayama destaca sobre o sistema é a flexibilidade. “A plataforma da Cigam permite controlar processos que possuem muitas distinções pontuais fundamentais em relação aos procedimentos de empresas de outros setores. A Cigam teve uma leitura correta do mercado e oferece um sistema que favorece as operações da indústria de cosméticos, com bom custo x benefício”, afirma. 
 
Nos três novos clientes, a implantação do ERP está sendo realizada pelo canal de negócios Cigam SWM, que conta com operações nos estados de PR, RJ e SP.
 
Segundo Paulo Demingo, diretor Administrativo da Aroma do Campo/IMS, que comercializa cosméticos naturais no Brasil e exporta para Europa e África, o que a companhia busca com o software é hierarquizar os registros de vendas, estoques, diminuir rupturas com os recursos de Business Intelligence e controlar as operações da engenharia de produção, que demandam atenção especial em função das peculiaridades que existem setor.
 
“A expectativa é que o ERP resolva mais de 80% dos nossos problemas. Implantamos nas unidades da companhia em Minas Gerais e São Paulo, pois já conhecemos bem a ferramenta da Cigam, sabemos da sua qualidade, facilidade e eficiência na parametrização das informações, gerando um banco de dados completo e acessível. Conseguimos formatar nossos controles da maneira que melhor nos convém e, dentre os sistemas de mercado, o que mais se aproxima de atender as nossas necessidades é o ERP da Cigam”, afirma Demingo.
 
Já a Lowell Cosméticos, empresa com mais de 20 anos no mercado e uma das principais marcas de produtos capilares de uso profissional do Brasil, contratou a plataforma da Cigam em função da expansão de suas operações e da necessidade de atender as novas demandas de gerenciamento e tecnologia.
 
De acordo com Divaldo Andrade, gerente de TI da Lowell, o ERP Cigam possui uma solução completa e integrada com os melhores bancos de dados do mercado Oracle e SQL Server.

“Além de ser um sistema de grande qualidade, o grande diferencial foi a equipe de suporte que está implantando o software com agilidade e sendo eficaz de acordo com o processo desenhado. Já tivemos muitas experiências com implantações, mas só a Cigam conseguiu atender as nossas expectativas”, relata Andrade.
 
O sistema ERP da Cigam também está preparado para atender a nova lei da Receita Federal chamada de “Bloco K” que deve entrar em vigor a partir de 2017.  “Estas obrigatoriedades ajudarão na profissionalização do mercado, porque quem não se adequar, vai fechar. As indústrias terão de declarar a entrada de insumos, estoque, produção e saída produtos acabados e as empresas que mais rapidamente estiverem em conformidade com os requisitos, não terão dor de cabeça com a Receita e terão uma boa vantagem competitiva”, finaliza Nakayama.

Comitê Paralímpico Brasileiro agiliza tarefas com ERP Cigam

Rio de Janeiro - RJ

Com maior controle, entidade pode executar novas tarefas, fazendo a qualidade do trabalho crescer exponencialmente

O Espírito Olímpico tomou conta dos brasileiros em 2016. Estão reunidos no Rio de Janeiro, entre os dias 7 e 18 de setembro, mais de 10 mil atletas que disputam a 15ª edição dos Jogos Paralímpicos.

O país é uma das principais potências do mundo nas modalidades para pessoas com deficiência, ficando em primeiro lugar no quadro de medalhas no último Parapan-Americano em Toronto (Canadá), com 257 medalhas no total, sendo 109 de ouro.

Este desempenho de dar orgulho a todo brasileiro é fruto de trabalho, dedicação, empenho e da gestão eficiente das operações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CBP). A tecnologia também tem um pingo de responsabilidade nisso. Quer saber como?

A entidade, por exemplo, aperfeiçoou o controle de suas atividades com um ERP da Cigam. Com o sistema, aumentou a agilidade, a performance e garantiu maior produtividade às demandas e processos de trabalho.

Para o gerente de TI do CPB, Adriano Freitas, a ferramenta facilitou a gestão de recursos e permitiu aprimorar a qualidade do trabalho de maneira exponencial.

“Com maior controle, começamos a executar outras tarefas que não tínhamos condições de fazer e, com certeza, a qualidade do trabalho foi algo que cresceu exponencialmente”, avalia.

Triângulo Mineiro - MG

A Fazenda Terra do Leite contratou o ERP da Rede Cigam, fornecedora de software de gestão empresarial (ERP, CRM, RH, PDV, BPM, Mobile e BI), para aumentar a confiabilidade das informações através da integração de setores, otimizar tempo, aumentar a produtividade e reduzir controles manuais. A empresa, que estima um faturamento de 16,5 milhões ao final de 2018, aposta no sistema para impulsionar o seu crescimento.

Especializada no ramo do agronegócio, mais especificamente na produção de leite, a Fazenda conta hoje com 15 colaboradores e prevê faturamento de 2,5 milhões para este ano. Ao iniciar sua operação, em dezembro de 2015, a Terra do Leite percebeu que havia problema na execução dos processos, todos feitos manualmente e de forma não integrada. Com a possibilidade de automatização, a empresa investiu em tecnologia e integração, o que permitirá maior eficiência e confiabilidade das informações. 

A implantação dos módulos Orçamento, Gestão Financeira, Gestão de Materiais, Fiscal, Suprimentos e Compras, Contabilidade, Controle Patrimonial e Folha de Pagamento que serão utilizados no projeto está sendo feita eficazmente. A plataforma servirá de apoio para as áreas Administrativa, Financeira, Compras e Contabilidade. Segundo o sócio-diretor da Terra do Leite, Renato Mendes, a companhia aposta na parceria com a Cigam para aprimorar ainda mais seus processos internos.

"Acreditamos no aprimoramento do trabalho das equipes de forma integrada. Após a implantação do sistema, a ideia da Terra do Leite é adotar uma gestão à vista por indicadores e a rotina de acompanhamento dos números que o sistema nos fornecerá", afirma.

Para Mendes, a relação de confiança com a Cigam é um dos segredos para a parceria dar certo. 

"O histórico de sucesso da Cigam foi o motivo principal da contratação, além da flexibilidade de fazer algo ajustado às demandas que nosso setor apresenta", disse.

Please reload

O que é ERP?

ERP - Sistema integrado de gestão empresarial

ERP é um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística.

 

Criando uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos.

 

Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização. O processo de implementar um ERP passa por uma revisão dos processos de forma a identificar a adequada aderência entre as necessidades da empresa e o software a ser selecionado, o que em geral implica em mudança de cultura e quebra de vícios que podem encontrar resistências dentro das organizações, exigindo assim esforço e dedicação adicional nesta fase, mas os resultados são compensadores.

 

A seleção do software de gestão deve buscar uma solução com experiência no mercado, abrangente, que tenha facilidades de uso e aderência as necessidades da organização em médio prazo. É importante lembrar que mudanças são frequentes nas empresas, mercado e legislação, assim a proximidade cultural entre empresa e fornecedor são importantes para que as negociações futuras sem mantenham em equilíbrio e garantam o crescimento da organização.

 

O uso de um ERP passou a ser uma exigência de mercado, não há como se manter competitivo sem o uso efetivo das modernas tecnologia. Em resumo os principais benefícios com o uso do ERP são:

  • Melhoria de comunicação entre departamentos, evitando divergência e perda de informações;

  • Validação das informações de entrada, reduzindo de erros operacionais e retrabalhos;
  • Automatização dos processos, aumentando a produtividade, eliminando controles paralelos e planilhas eletrônicas que consomem tempo e geralmente estão divergentes ou desatualizadas;
  • Consolidação das informações gerenciais, facilitando análises e decisões.

Existem soluções complementares ao ERP, tais como:

  • CRM (Customer relationship management) solução de Gerenciamento do relacionamento com os clientes, facilita o uso das informações já disponíveis no ERP sobre o cliente, melhorando os resultados das ações de pré-venda, venda e pós-venda com o efetivo uso e registro dos dados sobre o cliente.

 

  • BI (Business Intelligence), solução de Inteligência Empresarial ou Sistema de informação gerencial, disponibiliza e organiza os dados de forma a facilitar a análise e o monitoramento das informações da empresa.

 

  • BPM (Business Process Management), ferramenta de Gerenciamento de Processos de Negócio, que permite gerenciar, monitorar e automatizar processos;

 

Estas ferramentas geram melhores resultados quando estão integradas ao ERP.

Faça mais² fácil

As análises são muito mais rápidas e confiáveis, o que permite o planejamento e a simulação de novos cenários de forma instantânea, aumentando a produtividade.

 

A interface única e a facilidade de parametrização do CIGAM permitem uma navegação fácil entre todos os módulos, reduzindo o tempo de aprendizado e o custo de implementação.

 

Além disso, a modularidade do CIGAM traz ao cliente uma implementação por etapas. As empresas podem iniciar apenas com módulos básicos tendo acesso às informações gerenciais evoluindo a seu ritmo, tirando proveito dos conceitos de gestão que automaticamente são implementados, fazendo do CIGAM o melhor para sua empresa.

Solução completa de gestão empresarial

As soluções de gestão Cigam são construídas integradas, garantindo informações atualizadas e confiáveis em todas as áreas da empresa, facilitando o acompanhamento de todos os processos, maior agilidade e segurança para a tomada de decisão.

Os benefícios de uma solução totalmente integrada se destacam como diferenciais competitivos para uma gestão mais eficiente e produtiva, como a melhoria do relacionamento com o cliente, através do CRM CIGAM, por não se limitar apenas as informações de vendas

Ao permear todo o ERP, permite uma gestão mais eficiente da carteira de clientes e melhoria na satisfação, garantindo informações com agilidade e precisão, como: histórico de vendas, crédito, acompanhamento dos pedidos, entregas, garantias, serviços, contratos, reclamações, margens e informações diretas do BI.

A solução Mobile avisa ativamente no celular as aprovações pendentes no ERP e no CRM e disponibiliza as informações necessárias para garantir agilidade nas decisões da empresa, como aprovação de ordens de compra, liberação de pagamentos, aprovação de verbas e descontos, consulta de fluxo de caixa, históricos de compras e acesso ao BI entre outras para apoio a tomada de decisão.

O BI utiliza as mesmas regras de negócio do ERP, eliminando assim potenciais divergência de dados, problemas comuns em BI independentes. Permite acesso direto de todos módulos Cigam, garantindo maior segurança aos gestores nos indicadores e na tomada de decisão.

As soluções CIGAM de ERP, CRM, RH, BPM, MOBILE e BI atuadas em conjunto, agilizam os processos organizacionais, reduzem o tempo de implementação e a absorção do conhecimento, melhorando toda a gestão, permitindo que sua empresa faça mais, mais fácil.

Conheça mais sobre o ERP CIGAM

Please reload

Módulos do ERP CIGAM

Módulos do ERP

Veja aqui um breve descritivo de cada módulo do ERP CIGAM.

Área Financeira

Gestão Financeira

Objetivos e Benefícios
Gerar o setor financeiro da empresa com visões em contas financeiras, contábeis e gerenciais, permitindo acompanhamento histórico com síntese financeira ou previsão com fluxo financeiro em longo prazo, automatizando as operações e decisões do dia-a-dia, e muitas outras informações gerenciais importantes no processo de tomada de decisão.

Características
Contas a pagar e receber;
Controle de caixa e bancos;
Gerenciamento de Comissões;
EDI bancário (CNAB e FEBRABAN) para cobrança, pagamento e custódia de cheques;
Emissão de cheques e ordens de pagamento;
Pagamentos e recebimentos totais e parciais;
Fluxo financeiro diário, semanal, agenda e gráfico;
Síntese financeira por conta financeira, contábil e gerencial;
Inversão e interpolação gerencial;
Controle de crédito por cliente;
Cheques pré-datados e devolvidos;
Controle e acompanhamento de previsões;
Retenções de impostos e contribuições;
Unificação de pagamentos e recebimentos;
Controle de adiantamentos a fornecedores, representantes e clientes;
Cálculo de juros, multas, descontos, variação monetária, etc.;
Controle de verbas por conta contábil e gerencial integrado ao Planejamento Financeiro;
Diário auxiliar e Posição de clientes e fornecedores.

Contratos

Objetivos e Benefícios
Gestão de contratos a receber e pagar, facilitando os controles de contratos com clientes e fornecedores, e receitas e despesas periódicas, simplificando o fluxo financeiro e a gestão das contas a pagar e receber. Permite o controle saldos vinculados, gerando previsões de receitas e despesas no módulo Gestão Financeira, e a emissão automática das Notas Fiscais no Módulo de Faturamento.

Características
Controle financeiro de contratos de cobrança e de pagamentos;
Reajuste de valores;
Controle histórico de adendos e alterações
Faturamento de contratos por período;
Pré-formatação das regras, observações do faturamento;
Gerencia contratos com terceiros e vinculados;
Inclusão de itens de quantidade variável (billing);
Controle dos objetos e produtos de contrato.

Planejamento orçamentário

Objetivos e Benefícios
Constrói cenários econômicos para a estruturação do Planejamento Orçamentário da organização. Disponibiliza todos os indicadores para a análise econômico-financeira e de balanços. Permite gerar indicadores físicos e financeiros.

Características
Elabora as peças orçamentárias, identifica os seus responsáveis e cria todas as atribuições pertinentes;
Contempla todas as intenções de curto, médio e longo prazos;
Detalha as premissas para os períodos em questão e programa os fluxos físicos e financeiros inerentes;
Quantifica e processa as variáveis do planejamento das vendas, p. compras, p. estoques, p. produção, p. RH p. Fiscal;
Analisa as verbas empenhadas e controla as demandas de novos resuprimentos (planejamento e metas);
Integra a contabilidade, DRE e fluxo de caixa, para todos os eventos, físicos e monetários reais/projetados;
Simula cenários das bases de cálculo e traça análises do resultado com a meta de gestão consolidada.

Orçamento & Verbas

Objetivos e Benefícios
Gestor do orçamento financeiro facilita a elaboração e acompanhamento do orçamento. Controla os limites de verbas por setor (contas gerenciais), disponibilizando através de consultas e relatórios comparativos previstos x realizados, com uma visão ampla das movimentações financeiras da empresa.

Características
Planejamento orçamentário por contas financeiras, contábeis e gerenciais (centro de custos);
Administração e limitação de verbas por centro de custo;
Controle de suplementação de verba;
Controle de metas de vendas;
Relatórios de previsto e realizado com multi-moedas;
Relatórios de inversão gerencial do planejado e realizado.

Controle de Viagens

Objetivos e Benefícios
Este módulo tem o objetivo de controlar e gerenciar solicitações de viagens. Com este módulo, você será capaz de agendar os eventos previstos e reservar verba para os mesmos. Mediante o uso de regras, será possível disponibilizar verbas para destinos diferentes e funcionários diferentes.

Através deste controle preciso, o sistema poderá enviar notificações e autorizações de viagens às pessoas envolvidas, inclusive as operadoras de viagens, se estas estiverem cadastradas e configuradas para receber os comunicados.

Área Relacionamento com cliente

Vendas & CRM

Objetivos e Benefícios
Acompanha o processo de vendas, do primeiro contato com o cliente até a efetivação do pedido, gerenciando a agenda da equipe de vendas com a situação de cada contato. Com recurso de CRM permite ainda a conceituação e manutenção de todo o histórico de dados e contatos com cada cliente garantindo um bom relacionamento com este. Todo o processo de vendas é avaliado e acompanhado pela qualidade e resultado de cada venda. Emissão e envio automático da proposta e estatísticas deste processo como previsão de faturamento, vendas e margens por produto, cliente, vendedor, região, evento, representante, etc.

Características
Agenda de contatos;
Gerenciamento dos contatos e orçamentos;
Controle de atividades por telemarketing/operador/vendedor;
CRM integração de todas as informações para gerenciamento do relacionamento com o cliente;
Geração de propostas e acompanhamento;
Pesquisa de mercado;
Estatística de atendimento;
Controle de eventos comerciais;
Gerencia volumes e margens de vendas;
Estatísticas e Informações gerenciais dos contatos e vendas.erty panel.

Área Vendas & Distribuição

Faturamento & Pedidos

 

Objetivos e Benefícios

Gerencia as vendas, validando datas de entrega, previsão financeira, limites de crédito, saldos por pedido e cliente, garantindo o processo e a administração da carteira de vendas.

Características
Nota Fiscal Eletrônica;
Cálculo da promessa de entrega dos pedidos, com base na capacidade produtiva;
Previsão financeira;
Acompanhamento da margem de venda por item e pedido;
Limite de créditos em pedidos e notas fiscais;
Controles e limites de preços e descontos;
Gerencia a aprovação de crédito direta ou remota;
Certificados de qualidade e inspeção;
Efetivações parciais, totais ou em lote dos pedidos;
Controle de saldos por itens e clientes; 
Controle de saldos de estoque e disponibilidade de entrega;
Controles múltiplos de comissões; 
Cálculo automático dos impostos; 
Tabela de preço padrão ou por cliente; 
EDI (transferência eletrônica de dados) para pedidos; 
Emissão detalhada com lote, validade, grade, numero de série, características, etc.
Mapas de faturamento; 
Sistema de informação gerencial de pedidos e faturamento.

Vendas Mobile (Automação da Força de Vendas)

Objetivos e Benefícios
Agilizar a emissão de pedidos de venda, facilitando as operações de emissão e consulta dos pedidos; devoluções, descontos, saldos, e comissionamento. As transmissões de pedidos podem ser efetuadas via modem (linha convencional ou celular), sendo estes sincronizados com o sistema corporativo e retornando ao palm todas as mudanças de pedidos, preços, produtos e clientes e créditos; Elimina os erros de digitação ou interpretação dos pedidos de fax, permitindo ganho de eficiência, redução de custos com papel, telefone, retrabalho e ganhos com precisão, logística e produtividade.

Características
Geração e envio dos pedidos;
Permite consulta de dados dos clientes; 
Dados Financeiros, dados sobre compras, pontualidade de pagamentos; 
Recebe e envia mensagens para dentro da empresa e vice-versa, ou representante para representante; 
Efetua pedidos, com formas de pagamentos delimitados;
Efetua a consulta de produtos, faz busca, verifica disponibilidade em estoque; 
Histórico do cliente armazena últimos pedidos do cliente por número de nota emitida e data; 
Consulta títulos pendentes e abertos por cliente, vinculados diretamente na abertura do pedido.

Web Pedidos

Objetivos e Benefícios
Disponibiliza a entrada de pedidos via Internet, agilizando os acompanhamentos e seus envios para as pessoas envolvidas e estreita o relacionamento entre as empresas e seus representantes. Possibilita o acompanhamento da situação, diminuindo o retrabalho e a digitação de pedido. Diminui o ciclo de colocação na empresa e os custos para informar os representantes e clientes sobre a situação de cada pedido.

Características
Segurança por senha; 
Ativação e Inativação de Usuários: Uso de Perfis de Usuários com restrições de acesso; 
Controle de Sessão/Expiração de Sessão por tempo; 
Uso simples e intuitivo com telas de ajuda On-Line e uso de zoom para telas de seleção; 
Digitação mínima de informações: Usa regras existentes no CIGAM na importação do Pedido; 
Fácil administração; 
Fácil e rápida implementação.

Objetivos e benefícios
Automatizar o processo de expedição, carga, emissão de etiquetas, separação dos produtos, rota de entrega, gerando romaneio e as notas fiscais automaticamente de acordo com o planejamento de entrega, otimizando toda logística da empresa. Também otimiza do processo de embalagem, montagem de carga e entrega, automatizando a emissão das notas fiscais e manifesto de carga no momento do embarque.

Características
Gera as etiquetas com regras de embalagem;
Romaneio;
Roteirização de entregas;
Planejamento de carga;
Conferencia de romaneio;
Emissão das NF.

Comércio exterior

Objetivos e Benefícios
Automatiza os processos comerciais das companhias de exportação (trades) ou indústrias exportadoras. Controla itens da 'invoice' por pedidos. Controla o envio de produtos prontos para o exterior e mantém os dados referentes ao embarque dos vários pedidos.

Características
Controla desde a entrada do pedido (commitment), gerando previsões financeiras;
Alocação dos recursos envolvidos;
Comissões e repasses;
Controlando prazos e entregas, embarques, cartas de crédito;
Emissão da nota fiscal/fatura.

Objetivos e Benefícios
Gerencia a loja, planeja cada unidade comercial respeitando suas características locais, objetivando a fidelização do cliente com atendimento rápido e objetivo. Planejamento do Mix de produtos da loja, clientes, promoções e crediário com segurança no fechamento financeiro. Movimentação de estoque e sincronismo entre lojas.

Características
Pedido de vendas de Balcão com monitoramento de margem por item e pedido;
Emissão de ECF;
TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) Visa, Redecard e Amex integrada ao ECF; 
Recebimento eletrônico TEF;
Controle de crediário;
Controle de recebimentos e prazos;
Troca/ Devolução;
Estatísticas e movimentações;
Relatórios gerenciais e de controle.

Objetivos e Benefícios
Abre novo canal de relacionamento e venda com os clientes. Oferece ao cliente uma forma ágil e inteligente de interagir com a empresa aumentando as vendas mantendo segurança com relação aos estoques e preços praticados. Completa integração com sistema corporativo. Facilidade na forma de venda. Confiabilidade nos dados informados da venda. Agilidade nas pesquisas do site.

Características
B2C (business-to-consumer);
Cesta de compras (venda rápida);
Múltiplas formas de pagamento;
Visualização do pedido;
Visualização da situação financeira;
Controle de acesso (CNPJ, CPF e outros);
Relatórios estatísticos do módulo;
Administrador do site amigável.

Gestão de posto de combustível

Objetivos e Benefícios
Atende a diversas configurações de postos de serviços, gerenciando lojas de conveniência, pistas e centros de lubrificação de forma unificada ou separadamente. Também gera informações sobre toda a rede de distribuição, de forma centralizada. Permite a atualização da base de dados da rede, unificando cadastros e padronizando formatos de operação, a fim de facilitar o controle e administração do negócio.

Características
Gestão total de todos os recursos de pequenas a grandes redes de postos
Único ERP totalmente integrado e de alta performance no mercado
Tecnologia de ponta com plataforma confiável
Completo sistema de pista com recursos avançados de controle
Sistema de pista rápido, ágil e que ajuda a combater fraudes

Área Suprimentos & Compras

Suprimentos & Compras

Objetivos e Benefícios
Gerencia as solicitações, cotações, ordens de compras e notas de entradas de forma prática e otimizada, evitando retrabalhos no processo. Permite ao comprador um acesso ágil das informações gerenciais, que necessita para o bom planejamento de compras da empresa. 

Características
Gerencia limites de verbas de compras;
Controle completo do processo de aprovação de compras; 
Emissão de solicitações, cotações e ordens de compras;
Controle e envio personalizado de solicitação e ordem de compra;
Previsão financeira;
Alocação das compras por diversos centros de custos;
Efetivações parciais e totais de ordens de compras, mantendo controle de saldos por itens e fornecedores; 
Emissão automatizada da notas de entradas e financeiro;
Tabela de preços de compras; 
Controle da disponibilidade de estoque de produtos comprados; 
Gerenciamento de materiais por lotes, validade, grade, número de série e configurador de produto; 
Cálculo automático dos impostos; 
Cálculo de preços de custo e médio; 
Entrada automática de bens patrimoniais no módulo Patrimonial

Planejamento de materiais

Objetivos e Benefícios
Planejamento da produção, análise de demandas de pedidos e parâmetros de reposição, gerando ordens de compra e produção em função das regras e parâmetros universais do MRP, agiliza o processo de analise de necessidade e liberação de ordens. Sua velocidade do planejamento simplifica e automatiza o processo produtivo, eliminando falhas e atrasos no processo produtivo, integrando os departamentos de produção compras e suprimentos.

Características
Planejamento da produção;
Planejamento de materiais; 
Tratamento de políticas de cobertura de estoque totalmente parametrizável; 
Avalia todas as demandas e ordens em andamento e planejadas (conceito de reserva e encomenda); 
Adota todos os conceitos de ponto de reposição, estoque mínimo e MRP, integrado com as políticas de cobertura de estoque.
Liberação de solicitações ou ordens de compra;
Liberação e manutenção de ordens de produção;
Geração de rancho e suprimento da produção.

e-Procurement

Objetivos e Benefícios

Permite a colaboração entre a cadeia de fornecedores objetivando maior agilidade na aquisição de materiais e serviços, otimização dos processos com automação do processo de compras, resultando em menores custos para a empresa.

Características
Integração do fornecedor com o cliente utilizando o conceito B2B;
Notificação aos fornecedores dos itens a serem cotados e alterações nas regras do processo de cotação;
Acesso web para o fornecedor, para cadastro e acompanhamento de todo o processo de cotação;
Apoio na decisão de compra, informando a melhor cotação;
Registro de todo o histórico da negociação, com comunicação transparente e eficiente;
Requisição de materiais via web para Ordens de Serviço com controle de disponibilidade on-line;
Autorização eletrônica das requisições de Ordem de Serviço na web;
Parametrizações das telas web em HTML;
Determinação de fornecedores habilitados por grupo de materiais;
Total integração com o módulo Planejamento de Materiais, avaliando ordens e demandas;
Relatórios personalizados para impressão das cotações, com todas as informações pertinentes;
Permite gerar o processo de cotação de itens ainda não cadastrados no sistema.

Área Materiais

Gestão de materiais

Objetivos e Benefícios

Permite a colaboração entre a cadeia de fornecedores objetivando maior agilidade na aquisição de materiais e serviços, otimização dos processos com automação do processo de compras, resultando em menores custos para a empresa.

Características
Integração do fornecedor com o cliente utilizando o conceito B2B;
Notificação aos fornecedores dos itens a serem cotados e alterações nas regras do processo de cotação;
Acesso web para o fornecedor, para cadastro e acompanhamento de todo o processo de cotação;
Apoio na decisão de compra, informando a melhor cotação;
Registro de todo o histórico da negociação, com comunicação transparente e eficiente;
Requisição de materiais via web para Ordens de Serviço com controle de disponibilidade on-line;
Autorização eletrônica das requisições de Ordem de Serviço na web;
Parametrizações das telas web em HTML;
Determinação de fornecedores habilitados por grupo de materiais;
Total integração com o módulo Planejamento de Materiais, avaliando ordens e demandas;
Relatórios personalizados para impressão das cotações, com todas as informações pertinentes;
Permite gerar o processo de cotação de itens ainda não cadastrados no sistema.

Configurador de produto

Objetivos e Benefícios
Permite o gerenciamento de produtos configuráveis, facilitando o processo de venda e validação das variáveis de produtos com diversas características. Com o cadastramento de apenas um código é possível gerenciar a auto cadastrar as “N" variações de um mesmo produto, simplificando toda gerencia de venda, estoque e produção.

Características
Diversas características por item;
Permite configurar máscara e opções de cada característica;
Valida as características de cada produto;
Gera a descrição automaticamente por regras;
Gerencia o estoque de cada item com suas características.

Planejamento de materiais

Objetivos e Benefícios
Planejamento da produção, análise de demandas de pedidos e parâmetros de reposição, gerando ordens de compra e produção em função das regras e parâmetros universais do MRP, agiliza o processo de analise de necessidade e liberação de ordens. Sua velocidade do planejamento simplifica e automatiza o processo produtivo, eliminando falhas e atrasos no processo produtivo, integrando os departamentos de produção compras e suprimentos.

Características
Planejamento da produção;
Planejamento de materiais; 
Tratamento de políticas de cobertura de estoque totalmente parametrizável; 
Avalia todas as demandas e ordens em andamento e planejadas (conceito de reserva e encomenda); 
Adota todos os conceitos de ponto de reposição, estoque mínimo e MRP, integrado com as políticas de cobertura de estoque.
Liberação de solicitações ou ordens de compra;
Liberação e manutenção de ordens de produção;
Geração de B.O.M. e suprimento da produção.

Expedição & Inventário Mobile

Objetivos e Benefícios
Agiliza o processo de separação e embalagem de produtos, evitando entrega de produtos, lotes ou números de série errados, garantindo acuracidade na separação e faturamento; permite ainda o inventário de estoque com a simples leitura dos códigos de barra de cada item;

Características
Carrega pedido a separar no equipamento mobile;
Imprime as etiquetas com base nas regras de embalagem;
Valida itens, lotes e números de série ao ler os códigos de barras;
Transfere pedido validado automaticamente para o próximo estágio de controle;
Gera tags de erros de pedidos separados com erro;
Automatiza o faturamento;
Agiliza e elimina os erros na contagem de estoque.

Objetivos e benefícios 
Esse módulo identifica inconformidades dos movimentos fiscais, a fim automatizar o processo de prestação de contas para o Fisco. Realiza a normalização da base de dados de forma automática e informa o usuário em caso de alguma inconformidade.

Características
Totalmente configurável, onde o usuário pode optar por gerar as rotinas de ajuste automaticamente ou selecionar a opção de correção manual;
Provê relatórios das inconformidades identificadas e dos resultados dos ajustes efetuados pelas rotinas automáticas de normalização;
A consistência da base de dados foi desenvolvida seguindo a hermenêutica dos validadores existentes na realidade tributária brasileira.

Objetivos e Benefícios
Atua como um instrumento de abrangência e flexibilidade na escrituração e gerenciamento das informações contábeis das empresas. Oferece recursos múltiplos para maior produtividade dos usuários, e eficiência na administração e gerenciamento contábil.

Características
Coleta lançamentos contábeis e executa a escrituração contábil de múltiplos períodos e exercícios em aberto; 
Permite plano de contas por empresa ou padrão utilizado por várias empresas; 
Plano de lançamentos padrões; 
Encerramento de exercício por periodicidade; 
Consulta e relatórios consolidados por empresa ou individualizados por estabelecimento; 
Consolidação de balanços de diversas pessoas jurídicas; 
Rateios pré-definidos de contas por área, departamento, centro de custo, produto, etc., com taxas fixas e variáveis; 
Apura resultados sob diferentes prismas, tais como: departamento, centro de custo, unidade de negócios, projeto, etc.; 
Gerador de relatórios com fórmulas, gerando índices tais como: índice de liquidez corrente, rotação média de estoque, capital de giro líquido, índice de lucratividade, índice de eficiência, rentabilidade do patrimônio líquido, etc., com exportação para planilhas, gráficos e ferramentas de BI, 
Fornece diversas visões gerenciais das informações contábeis, enriquecendo o processo de tomada de decisão, 
Gera arquivos para atender à IN 68 e 86, 
Emite balancetes diários e gera documentos em arquivos, atendendo normas do BACEN, 
Integração com o LALUR.

Objetivos e Benefícios
O módulo Escrita Fiscal tem como objetivo o atendimento de todas as obrigações legais já existentes de âmbito Estadual e Federal. Controla os impostos, possibilitando a entrega de relatórios e/ou arquivos exigidos pelo fisco. Atende as GIAS, guias de recolhimento, apurações, registros de entrada, registos de saídas, EFD Fiscal (ICMS e IPI), EFD Contribuições (PIS/COFINS) e demais exigências legais dos governos estaduais e federal. Além de centralizar as informações, garantindo um maior gerenciamento, padronização e rápido acesso às informações e documentos.


Características
Emissão de relatórios operacionais, gerenciais e legais;
Geração de arquivos de apoio e oficiais;
Pesquisa unificada de documentos;
Automatização de regras fiscais;
Controle e gerenciamento dos dados legais;

Objetivos e Benefícios
Ferramenta com grande abrangência e flexibilidade na administração e gerenciamento do patrimônio da empresa. Agrega valor aos investimentos e potencializa os resultados dos ativos operacionais.

Características
Definições pelo usuário de máscaras para os códigos dos bens; 
Definição de planta de localização para os bens; 
Faz cálculos de depreciação e atualização monetária em qualquer moeda ou índice; permite baixa total ou parcial do bem; 
Possibilidade de incluir bens em períodos já calculados; 
Bloqueio/ Desbloqueio do cálculo de depreciação; 
Permite exclusão de cálculos no período e para os bens definidos pelo usuário;
Transferências, empréstimos, devoluções e mudanças de taxas por data; 
Alteração da taxa de depreciação; Controle de depreciação acelerada e incentivada; 
Permite fazer integralização de capital; 
Controle de seguradoras e apólices de seguro; 
Controle e reformas efetuadas sobre os bens (reavaliações); 
Controle e emissão do CIAP; Controle de garantias; 
Possibilidade de entradas de dados e inventários com coletor via código de barras; 
Faz lançamentos para contabilização. 
Status dos bens através de indicadores visuais por cores.

Recebimento

Objetivos e benefícios
Realiza a importação da NF de entrada para o sistema, gerando uma pré-nota. Automatiza o processo de validação da NF, garantindo consistência das informações fiscais, contábeis, financeira e estoque.

Características
Assim antes da entrada da nota, os dados desta serão consistidos com a OC vinculada;
Este módulo efetua consistências de dados entre OC X NFE, referente a informações Fiscais, de Estoque e Financeiras;
Existem controles de consistências na Pré Nota/Recebimento que possibilitam a identificação quanto a qual ponto ou setor que se encontra a analise entre OC X NFE, também como acompanhar o transito da mercadoria dentro da empresa;
As consistências são totalmente parametrizáveis;
Configurado a partir da necessidade de cada empresa.

Objetivos e Benefícios
O módulo Gestão Fiscal Municipal tem como objetivo o atendimento de todas as obrigações municipais já existentes. Controla os impostos e também possibilita a entrega de relatórios e/ou arquivos exigidos pelo município. Atende a NFS-e e as GIAS Municipais, bem como as guias de recolhimento, apurações, registros de serviços e demais exigências municipais. Além de centralizar as informações, garantindo um maior gerenciamento, padronização e rápido acesso às informações e documentos.

Características
Emissão de relatórios operacionais, gerenciais e legais;
Geração de arquivos de apoio e oficiais;
Pesquisa unificada de documentos;
Automatização de regras fiscais;
Controle e gerenciamento dos dados legais;

Objetivos e Benefícios
Organiza e detalha o processo produtivo bem como especifica suas etapas por área, processos, recursos, matérias-primas, tempos, setup e regras, facilitando a roterização, o custeio, planejamento e documentação do produto em cada etapa. A flexibilidade da engenharia, associada aos recursos do módulo configurador de produto, simplifica a estrutura de produtos mais complexos e características variáveis, permitindo produtos personalizados através de pré-definições na própria engenharia, ou de pré-definições estipuladas no momento da venda do item. 

Características
Definição de roteiros;
Cadastro de engenharia em níveis, regras e configurador de produto;
Organização por área, processo, recursos, insumos;
Alocação para custos ou planejamento e recursos críticos
Cadastro Hierárquico ou preferencial de recursos para alocações; 
Gerencia os recursos existentes e cria vínculo com ferramentas; 
Influência direta com a capacidade de produção (Fator Padrão); 
Calendários Padrão, Alocação e de Recursos Críticos;
Detalha formação e detalhes das ordens de produção, roteiros e instrução de trabalho.

Objetivos e Benefícios
Planejamento da produção, análise de demandas de pedidos e parâmetros de reposição, gerando ordens de compra e produção em função das regras e parâmetros universais do MRP, agiliza o processo de analise de necessidade e liberação de ordens. Sua velocidade do planejamento simplifica e automatiza o processo produtivo, eliminando falhas e atrasos no processo produtivo, integrando os departamentos de produção compras e suprimentos.

Características
Planejamento da produção;
Planejamento de materiais; 
Tratamento de políticas de cobertura de estoque totalmente parametrizável; 
Avalia todas as demandas e ordens em andamento e planejadas (conceito de reserva e encomenda); 
Adota todos os conceitos de ponto de reposição, estoque mínimo e MRP, integrado com as políticas de cobertura de estoque.
Liberação de solicitações ou ordens de compra;
Liberação e manutenção de ordens de produção;
Geração de rancho e suprimento da produção.

Objetivos e Benefícios
Gerencia a emissão de ordens e controla as etapas de produção, permitindo o acompanhamento da produção prevista x realizada. Controla as ordens e talões ou cartões de produção, automatizando com código de barras, fazendo ainda a alocação dos recursos necessários, permitindo gerenciar e rastreabilidade da produção e a produtividade, evitando atrasos de produção ou entrega.

Características
Emissão e controle de ordens e talões ou cartões de produção de acordo com a definição da engenharia; 
Mantém a rastreabilidade da produção, assim como documentação e emissão de procedimentos e instruções de trabalho; 
Acompanhamento da produção por código de Barras;
Registro dos tempos de cada processo e controle de consumos; 
Alocação de recursos para uma programação mais detalhada da produção;
Realocação de ordens e recursos.

Objetivos e Benefícios
Aloca recursos individuais e com vínculos a outro recurso. (Recursos vinculados e dependentes). Paralelismo e/ou Seqüenciamento de recursos configurável por engenharia

Características
Controle de alocação por turno, recurso, data e hora com inicio e fim. 
Alocação utilizando o método de "Janela deslizante", com base na quantidade fracionada da OP em talões para otimização do processo nas etapas seguintes
Gráfico de visualização do tempo disponível por recurso X tempo alocado
Gráfico com visão configurável por Turno, Data, Semana, Quinzena e Mensal.
Extração dos dados de alocação, em relatório com totalização por OP e por Recurso.

Objetivos e Benefícios
Gerencia os serviços internos ou externos de manutenção de produtos industrializados ou revendidos, alocando os serviços por equipe. Facilita o planejamento, distribuição e acompanhamento das atividades, orçamento, execução e faturamento.

Características
Gerenciamento de prestação de serviços;
Emissão e controle de ordens de serviço;
Permite identificar reclames, defeitos, causas e soluções;
Separa a ordem em itens, materiais e atividades;
Efetua o faturamento individual ou em grupo de itens ou ordens;
Controla garantias de ordens e de fabricantes;
Gerencia calendário de atividades por técnico;
Permite acompanhamento do histórico dos serviços executados e peças substituídas por produto e por cliente;
Organiza as atividades e seqüência de execução (workflow);
Administra acompanhamentos (contatos) por ordens enviando e-mails automáticos;
Gerencia manutenções programadas e preventivas.
Integrado ao módulo de Web Serviços permite a geração e acompanhamento das ordens de serviços pela internet.

Objetivos e Benefícios
Permite acompanhamento via Internet de todos os serviços, devendo operar em conjunto com o módulo de Gestão de Serviços, permitindo assim, acompanhamento de atividades, situações e pendências por técnico ou equipe além de estatísticas de ordens e atividades por técnico, cliente, produto, entre outras. Facilita o acompanhamento de serviços para redes de suporte ou manutenção, agilizando o atendimento. Permite o gerenciamento centralizado da qualidade dos serviços remotamente das unidades envolvidas como filial ou terceiros, ou do próprio cliente.

Características
Emissão e acompanhamento das ordens de serviço; 
Permite identificar reclames, defeitos, causas e soluções; 
Consultas dos serviços por ordem; 
Gerenciamento de prestação de serviços; 
Controla garantias de ordens e de fabricantes; 
Administra acompanhamentos (contatos) por ordens enviando e-mails automáticos; Integrado ao módulo de Gestão de Serviços permite o controle amplo de todos os tipos de serviços de suporte, consultoria, manutenção e garantias.

Objetivos e Benefícios
Gerencia os serviços internos ou externos de manutenção industrial, alocando os serviços por equipe, organizando as manutenções programadas, preventivas e corretivas. Facilita o planejamento, distribuição e acompanhamento das atividades, bem como o gerenciamento de garantias.

Características
Gerenciamento de manutenção industrial programada, preventiva e corretiva;
Emissão e controle de ordens de serviço;
Permite identificar reclames, defeitos, causas e soluções;
Controla as garantias de fábrica de acordo com o número de série dos equipamentos;
Separa a ordem em itens, materiais e atividades;
Gerencia calendário de atividades por técnico ou terceiros;
Permite acompanhamento do histórico dos serviços executados e peças substituídas por equipamento/atividade;
Organiza as atividades e seqüência de execução ('workflow');
Administra acompanhamentos (contatos) por ordens enviando e-mails automáticos;
Gerencia manutenções programadas e preventivas.
Integrado ao módulo de Web Serviços permite a geração e acompanhamento das ordens de serviços pela internet.
Integrado ao módulo Patrimonial e PCP.

Objetivos e Benefícios 
No módulo Gestão de Projetos, os gestores podem gerenciar os serviços internos e externos de projetos, consultoria, fiscalização, engenharia, obras e montagens; 
Facilita o planejamento, distribuição e acompanhamento das atividades, orçamento, execução e faturamento; 
Permite comparação entre o orçado e o real tanto dos custos como dos tempos, por atividade, por profissional envolvido e por fase do projeto.

Características
Gerenciamento de prestação de serviços; 
Orçamento, emissão e controle de ordem de serviço;
Separa a ordem de serviço em itens, materiais e atividades;
Efetua o faturamento individual ou em grupo de itens ou ordens;
Gerencia calendário de atividades por profissional envolvido;
Permite acompanhar o histórico de serviços executados (inclusive de 3os.) e materiais aplicados por projeto/cliente;
Organiza as atividades e sua sequência de execução (Workflow);
Administra acompanhamentos por ordem de serviço, enviando e-mails automaticamente;
Permite acesso remoto via Internet

Objetivos e Benefícios

Gerenciar os procedimentos administrativos e operacionais de empresas de prestadoras de serviços jurídicos e afins. Gerenciar os processos jurídicos, serviços de consultoria e fiscalização; Facilitar o planejamento, distribuição e acompanhamento das fases do processo em todas as instâncias;Proporcionar comunicação fácil e automática do andamento de processos com o cliente; Permitir comparação entre o orçado e o real tanto dos custos como dos tempos, por atividade, por advogado envolvido e por fase do processo;  Facilitar e automatizar a cobrança de despesas e de reembolsos e o controle de recebimentos, atualizando o fluxo de caixa em tempo real.

 

 

Características

​Gerenciamento administrativo e operacional da prestação de serviços jurídicos;

Controle de calendário de eventos, advogados e peritos alocados e despesas de cada processo;

Separa em itens, serviços e atividades por processo/instância;

Efetua a cobrança de honorários e despesas por processo ou em grupo de processos do cliente;

Gerencia calendário de atividades por advogado envolvido, contando com alarmes de eventos;

Permite acompanhar o histórico de serviços jurídicos executados (inclusive de terceiros) e despesas aplicadas por processo e/ou cliente;

Organiza as atividades e sua sequência de execução (workflow);

Administra acompanhamentos por processo, enviando e-mails automaticamente para clientes e outros

Objetivos e Benefícios

Gerenciar operacional e admnistrativamente empresas do agronegócio e agroindústria; Gerenciar consultoria agronômica, fiscalização, engenharia rural, obras e montagens; Facilitar o planejamento, 

 

Características

Gerenciamento de prestação de serviços;

Orçamento, emissão e controle de ordem de serviço;

Separa a ordem de serviço em itens, materiais e atividades;

Efetua o faturamento individual ou em grupo de itens ou ordens;

Gerencia calendário de atividades por profissional envolvido;

Permite acompanhar o histórico de serviços executados (inclusive de 3os.) e materiais aplicados por safra/atividade;

Organiza as atividades e sua sequência de execução (workflow);

Administra acompanhamentos por ordem de serviço, enviando e-mails automaticamente;

Integrado com Google Maps, contando com recurso de georreferenciamento

Objetivos e Benefícios

Gerenciar os procedimentos operacionais de empresas de consultoria e afins. Gerenciar os serviços de consultoria e de fiscalização; Facilitar o planejamento, distribuição e acompanhamento das fases da consultoria em todas as fases;Proporcionar comunicação fácil e automática do andamento dos serviços com o cliente; Permitir comparação entre o orçado e o real tanto dos custos como dos tempos, por atividade, por consultor/técnico envolvido e por fase do serviço;  Facilitar e automatizar a cobrança de despesas e de reembolsos e o controle de recebimentos, atualizando o fluxo de caixa em tempo real.

 

Características

​Gerenciamento administrativo e operacional da prestação de serviços de consultoria e fiscalização;

Controle de calendário de eventos, consultores e técnicos alocados e despesas de cada serviço de consultoria;

Separa em itens, serviços e atividades por consultoria/fase;

Efetua a cobrança de honorários e despesas por consultoria ou em grupo de consultorias do cliente;

Gerencia calendário de atividades por consultor/técnico envolvido, contando com alarmes de eventos;

Permite acompanhar o histórico de serviçosde consultoria executados (inclusive de terceiros) e despesas aplicadas por cada consultoria e/ou cliente;

Organiza as atividades e sua sequência de execução (workflow);

Administra acompanhamentos para cada serviço de consultoria/fase, enviando e-mails automaticamente para clientes e outros

Custo estrutural

Objetivos e Benefícios
Permite monitoramento das despesas e custos operacionais incorridos por períodos, bem como a análise dos respectivos afastamentos entre os valores previstos e realizados, por mês, períodos, coleções, etc.

Características
Setoriza a empresa e integra o plano contábil para cada estrutura de negócio; 
Estrutura as bases de apropriação, critérios de rateios e indicadores físicos pertinentes; 
Estrutura a base de dados para ambas as finalidades de uso, gerencial e fiscal; 
Estrutura a base de dados para atender todas as filosofias e métodos de custeio; 
Realoca e faz o rateio das atividades indiretas; 
Calcula o custo operacional unitário (integral e direto); 
Planeja os custos por área de responsabilidade; 
Identifica e apropria os investimentos/custos por categorias.

Custeio ABC

Objetivos e Benefícios
As informações proporcionadas pelo ABC permitem uma melhor visualização de resultados de diversos objetos de custo (produtos/serviços, clientes/mercados/representantes/regiões e fornecedores), sendo a base para a segmentação de clientes, entre outras decisões estratégicas. Também é a base para a construção de um mapa econômico da organização, proporcionando o conhecimento de quanto custam determinados atividades e processos, subsidiando as opções de maneiras diferentes de atendimento a cada perfil de cliente, tornando as relações lucrativas.

Características 
Vincula recursos aos processos, aos produtos e aos clientes sem o uso de rateios genéricos; 
Permite uma maior precisão nas apropriações através da reestruturação e mapeamento dos gastos por atividades; 
Trata devidamente os custos das áreas de apoio das organizações, parcela para a qual os demais métodos nunca apresentaram soluções adequadas; 
Possibilita melhorar a tomada de decisão em questões que envolvem redução de custos, reengenharia de processos; racionalização de tarefas;
Focalização no cliente quanto ao balanceamento entre as vantagens e custos incorridos no seu atendimento x rentabilidade ou margem proporcionada pelo cliente; 
É eficaz na análise e tratamento dos custos que não agregam valor ao produto e cliente.

Custo real

Objetivos e Benefícios
Possibilita contínuo monitoramento do processo de fabricação e identificação de custos. Dimensiona os valores corretos de custos apropriados aos estoques de forma a proteger a empresa dos efeitos de supervalorização e conseqüentes danos em vista de tributação excessiva.

Características
Permite monitorar e valorizar todos os eventos físicos e monetários de produção, tais como: setups, paradas, quebras de processos, recuperáveis e não recuperáveis, outros; 
Apura o custo operacional por processo;
Disponibiliza os dados financeiros para a valorização dos estoques (fiscal) dos itens (produtos) semi-elaborados e prontos;
Apura as variações físicas e monetárias para os registros standart (padrão) x dados realizados;
Disponibiliza inúmeras categorias de análise, tais como: por OP, Processo, Operador, Período, Turno, Item, TG, outros;
Contempla mecanismos de rastreamento e análise do tipo “Drill Down”, e relatórios do tipo, “cruzamentos”, incluindo gráficos.

Estratégia de preços

Objetivos e Benefícios
Trata as variáveis inerentes ao cálculo do custo, físicas e monetárias, para a obtenção do custo total e do preço de venda à vista e a prazo, para um produto ou serviço. A metodologia utilizada também é direcionada para a análise de preços referenciais de mercado. O conjunto de recursos oferecidos pelo sistema constitui o elemento chave para a tomada de decisões. 

Características
Estrutura a engenharia dos produtos ou serviços, detalha os roteiros, materiais, componentes e atividades; 
Calcula todos os elementos de custos relacionados aos itens de produtos ou serviços; 
Apropria os custos de estocagem e ciclos de produção, pertinentes a materiais e produtos; 
Identifica na equação do preço investimentos específicos. Ex: ferramentas, logística, marketing; 
Simula fichas técnicas especiais para produtos e serviços;
Calcula o preço de venda para as filosofias de custeio: Integral, Marginal e Atividade; 
Calcula a margem de contribuição e o lucro a partir do preço de mercado informado; 
Permite montar cenários de vendas e resultados, por categorias, a partir de simulações de preços e “mix de produtos”;
Disponibiliza a ferramenta de negociação com enfoque na maximização do lucro por cliente; 
Formata tabela de preço de venda por categorias, produtos, cliente, região, exportação.

Área Business Intelligence

Gestão de resultados

Objetivos e Benefícios
Reúne em uma única ferramenta, segurança, agilidade e informação gerencial de alto valor, sinalizando ao tomador de decisões, permanentemente, nas ações do Planejamento Estratégico, principalmente, em produtos, serviços e mercados. Monitorando os negócios on-line, disponibilizando todas as informações inerentes à avaliação da rentabilidade dos produtos e serviços, tanto na condição de pré-venda como pós-venda, por unidade de negócio ou a nível corporativo da organização.

Características
Compila e analisa todos os eventos incorridos desde o início da cadeia produtiva até o pós-venda; 
Monta um banco de dados com todo o detalhamento dos negócios, relacionados às categorias, com a funcionalidade de um “data mart” de resultados; 
Monitora o ponto de equilíbrio diário, por unidade de resultado, negócio ou visões de negócios; 
Contempla toda sistemática de "Rankings", com combinação de categorias, além dos relatórios pré-formatados;
Permite exportação para planilhas eletrônicas, a utilização direta do Crystal Reports; 
Acompanha e monitora a realização econômica dos cenários de vendas, por categorias; 
Gera relatórios específicos da qualidade da venda por gerência, representante ou vendedor; 
Gera relatórios demonstrativos de ganho ou perda de margens entre os preços previstos e efetivados.

BSC - Balanced Score Card

Objetivo e Benefícios
O módulo BSC-CIGAM contempla todos os requisitos propostos na metodologia do Balanced Scorecard conforme o BSCol (instituição fundada para reger normas e avaliar ferramentas voltadas para o BSC - www.bscol.com). Não se restringe a elementos do BSC, mas permite a incorporação de outras informações gerenciais necessárias na gestão da estratégia empresarial. Permite a acoplagem dos recursos de BAM (Business Active Monitoring), onde fatores críticos de sucesso podem ser constantemente monitorados.

Características
Cadastramento de perspectivas (não se restringe as quatro propostas por Kaplan e Norton);
Desenho do mapa estratégico com os objetivos e devidas relações de causa e efeito;
Cadastros de indicadores e planos de ação com os respectivos responsáveis;
Conexão direta com a base de dados CIGAM ou a outras fontes, na automatização do levantamento de indicadores ou dados gerenciais relevantes;
Modelagem de painéis e relatórios com os elementos do BSC, assim como qualquer outra informação que se julgue necessária, como gráficos parametrizáveis, cubos de decisão, “velocímetros” entre outros componentes visuais.

Área Qualidade

Gestão atividades e plano de ação

Gestão de Atividades e Planos de Ação é um software que realiza o gerenciamento de todas as etapas do processo de planejamento de atividades isoladas ou de planos de ações, desde o registro até a aprovação, uma vez que incorpora ferramentas de organização, classificação e pesquisa. Características que dão ao produto simplicidade, agilidade, confiabilidade e eficiência.

Benefícios• Redução de custos com instalação, integração, treinamento e manutenção;• Redução da necessidade de impressão e de circulação de documentos; • Consultas e emissões de relatórios gerenciais;• Acesso rápido, fácil e seguro às ocorrências e as informações;• Segurança no acesso às informações;• Aumento de produtividade e eficiência de processos, produtos e serviços;• Otimização do desempenho do negócio;• Organização e integração das informações;• Maior agilidade no planejamento, na execução e no monitoramento de atividades isoladas e dos planos de ação;• Agilidade no acompanhamento e na melhoria dos processos organizacionais relacionados;• Otimização da velocidade, da qualidade e da relevância das decisões tomadas;• Aumento da quantidade de oportunidades de melhoria identificadas;• Agilidade na circulação das informações para todas as pessoas envolvidas;• Controle dos prazos e dos resultados das atividades isoladas e dos planos de ação.Características• Cadastro de atributos, check lists, equipes, roteiros de responsáveis, máscara de identificação, tipo de atividade e tipo de plano de ação.• Planejamento e acompanhamento de atividades e dos planos de ação.• Diversos tipos de consultas e relatórios de atividades e planos de ação;• Gráficos de Gantt, barras, barras horizontais, Pareto e pizza;

Gestão ambiental

Objetivos e Benefícios
Gera a manutenção automática de Autorizações de Transportes. Realiza a integração com a balança (Toledo) de pesagem de veículo de carga via PClink.

Características
Controle de contratos de aquisição de matérias-primas florestais, saldos e entradas (notas fiscais);
Emissão de toda a documentação legal e fiscal relativo a compra de matéria-prima florestal que possui controle por parte do governo estadual.

Área Gestão de Processos

Workflow

Objetivos e Benefícios
Otimiza os fluxos de trabalho, agilizando e melhorando os processos internos da empresa. Permite o cadastro de todas as atividades, separadas por papéis e funções, fornecendo a capacidade de desenvolver, gerenciar e monitorar todos os seus processos de negócios, ajudando a eliminar sobrecargas de trabalhos impressos, além de monitorar totalmente a execução das atividades, controlando e evitando eventos pendentes.
Diminui os custos e acelera a execução dos processos através da automação, possibilitando o rastreamento, controle e supervisão desses processos através de consultas e relatórios. Além disso, evita o esquecimento de atividades, através de mensagens de alertas que avisam ao usuário da existência de pendências em sua responsabilidade.

Características
Controle e acompanhamento de todo o fluxo operacional do trabalho;
Alertas de atividades pendentes por e-mail;
Posição gerencial de carga de trabalho;
Controle de acesso às atividades pendentes, por níveis;
Encadeamento de processos;
Sincronização automática de atividades via servidor de aplicação.

Please reload

bottom of page